Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Fasepa realiza encontro do DJ Rennan da Penha com socioeducandos

Evento do projeto 'Escrevendo e Reescrevendo a Nossa História' teve apoio do Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Justiça

Por Governo do Pará (SECOM)
29/03/2022 13h21

Socioeducandos da Unidade Benevides, da Fasepa, no evento com o DJ Rennan da PenhaO Projeto Escrevendo e Reescrevendo a Nossa História (Pernoh), o Ministério Público do Trabalho do Pará, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) promoveram, o encontro do DJ Rennan da Penha com socioeducandos da Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase), Benevides. O evento no dia 25, deste mês, foi um momento de relato de experiências e compartilhamentos de superações, transformações e sucesso.

Rennan da Penha é idealizador do Baile da Gaiola, festa funk que reúne cerca de 10 mil pessoas na favela da Penha, no Rio de Janeiro. Ele é conhecido, nacionalmente, por ser um dos produtores do funk carioca que popularizou as produções em 150 batidas por minuto, estilo batizado de “ritmo louco”, um sucesso no mercado desde o ano de 2017.

Sobre o encontro entre o DJ e os adolescentes, o juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Pará, Vanderley de Oliveira, enfatiza que, "essa é uma abertura extraordinária do campo artístico, porque isso representa algo tremendo de conscientização, para que a sociedade toda se una em torno de uma problemática social que é extremamente dolorosa, que é a exclusão social sistêmica, e que eu e você, temos responsabilidade de combatê-la de corpo e de alma, e esta é a razão porque nós estamos aqui neste momento, para trazer o Renan para contar sua experiência, para falar a respeito do processo de superação".

O DJ destacou que a socioeducação no Pará, "comecei a acreditar na socioeducação aqui em Belém, porque mesmo o Rio de Janeiro sendo uma cidade tão rica, cidade maravilhosa, então deveria ser em todos os aspectos, como esse de ajudar pessoas a se reerguer de uma forma correta perante a sociedade".

"Espero na verdade que possamos ajudar com a minha experiência de vida, a reintegrar essas pessoas na sociedade de uma forma digna, para que elas não precisem ficar baixando a cabeça para ninguém porque passou pela medida, porque a gente sabe que existe um preconceito em cima disso. Então através do cinema e da música, eu quero dar oportunidade a essas pessoas, como uma forma de remição de pena, eu já busco isso há um tempo, e através da parceria com o Pernoh, iremos tentar expandir para mais Estados do Brasil", completou o artista.

"Convido vocês a não se sentirem como pessoas ajudadas, saiam daqui e voltem aqui para construir a vida plena, como o Rennan está voltando, voltem aqui para ser inspiração de vida para todas as pessoas que não tiveram oportunidade em ter contato com pessoas como o Rennan, como o Vanderley, voltem aqui pra mostrar o tamanho da roda gigante nas alturas, porque de sonhos nós vivemos e lutar para realizar sonhos é o nosso propósito de vida", afirmou o procurador do Trabalho, Sandoval Alves.

“Consideramos de extrema importância para os nossos socioeducandos a participação do Renan da Penha em nossa Fundação, relatando a sua história de vida e mostrando que as opções que são feitas em nossa vida vão refletir em nosso futuro, alertando que a melhor opção é por uma vida correta e digna sem a necessidade do cometimento de atos infracionais”, afirmou o presidente da Fasepa, Luiz Celso.

Participaram, ainda, a gestora da Unidade de Atendimento Socioeducativo, em Benevides, Eliana Siqueira, professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), coordenadores e monitores da Fasepa.

PERNOH

O Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (Pernoh) atua na inserção e reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos profissionalizantes e oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, e tem sido parceiro da Fasepa, por meio da promoção de cursos profissionalizantes e ações com encontros reflexivos, que tem como princípio incentivar os jovens a serem protagonistas de suas histórias.

*Texto de Dani Valente (Ascom Fasepa)