Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Queijo do Marajó completa um ano com selo de Indicação Geográfica

Produto de textura e sabor únicos ganha valor agregado pela tradição, produção e cultura

Por Dayane Baía (ARCON)
28/03/2022 11h28

Em março de 2021, o popular queijo do Marajó obteve o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), uma insígnia que marca o local de produção, restringindo o uso do nome aos produtores da região, com valorização da qualidade. A delimitação da área de IG do queijo envolve os municípios de Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Soure.

Produzido a partir do leite de búfala, animal muito presente no arquipélago do Marajó, o queijo possui consistência e sabor que conquistam paladares mundo afora. O reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) dá ainda mais destaque ao produto, agregando valor pela tradição, produção e cultura.

O trabalho para a conquista da IG foi conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará deu apoio ao processo via articulação, divulgação e visibilidade.

O Fórum é formado por 32 instituições-membro, das quais fazem parte pelo Governo do Estado a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Agência de Defesa Agropecuária  do Estado do Pará (Adepará) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). 

De acordo com Karine Sarraf, presidenta do Fórum, a IG promove a agregação de valor por meio da história, cultura, tradição e saber fazer do produto. “Por isso o produto promove e divulga a região, atraindo clientes que buscam produtos diferenciados, turistas e profissionais da gastronomia que visam a criatividade associada à tradição”, comenta a médica veterinária que também atua na Emater.

Os fornecedores de leite contam também com ações de assistência técnica, por meio do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bubalino (Promebul) do Marajó, em parceria com a Sedap e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). 

“A Emater viabilizará a assistência técnica contínua aos agentes envolvidos no processo de produção, desde a qualificação da matéria-prima, passando pela elaboração higiênica dos produtos lácteos até a obtenção de certificações e registros para comercialização”, acrescenta Karine.

O Pará possui quatro produtos com Indicação Geográfica: a Farinha de Bragança; o Cacau de Tomé-Açu; o Queijo do Marajó e o Guaraná da Terra Indígena Andirá Marau, que é dividido com o estado do Amazonas.