Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E SAÚDE

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer fomenta a prática esportiva nos municípios

Seel tem promovido capacitações continuadas para os desportos nos municípios, neste sábado, a secretaria encerrou programação em Curuçá, no nordeste estadual

Por Governo do Pará (SECOM)
26/03/2022 19h43

Em Curuçá, momento do curso de Formação Continuada dos programas Vida Ativa na Terceira Idade e Talentos EsportivosCumprindo sua meta de interiorizar os programas para proporcionar qualidade de vida, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) finalizou, neste sábado (26), o Curso de Capacitação e Formação Continuada dos programas Vida Ativa na Terceira Idade e Talentos Esportivos, no município de Curuçá, nordeste do estado. Voltado para a equipe de trabalho que irá atuar na cidade, a ação teve carga horária de 30h e reuniu 28 participantes.

A turma composta por moradores participou de atividade teórica, antes de partir para a aula prática. Ministrados pelo professor, Tomáz Aquino, foram discutidos temas importantes para assegurar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos. Participaram também da programação, as coordenadoras dos programas, Márcia Reis e Elenir Cunha; e a assistente social da Seel, Flávia Sousa.

"A ideia, com o curso de capacitação e formação continuada, é a de que possamos contribuir para o avanço da oferta de práticas esportivas, artísticas e culturais da mais alta qualidade, que serão ofertados pela Seel no município. Tornando assim, a população local protagonista no novo cenário político e social do Estado", ressalta Márcia Reis, coordenadora do Vida Ativa.

CONTEÚDO 

Os participantes puderam acompanhar assuntos que envolvem a integração social e promoção da saúde. Os conteúdos envolveram as dimensões sociais do esporte, o direito dos idosos, atividades físicas para os idosos, aprendizagem de habilidades motoras no esporte, e os fundamentos básicos de voleibol, futsal e basquetebol.

A professora, Natália Almeida, é uma das profissionais que atuará nos programas. No Vida Ativa, por exemplo, ela ministrará as aulas de ginástica, alongamento, funcional e ritmos. Já no Talentos Esportivos, atuará no vôlei.

"Durante o curso o conhecimento e o aprendizado foram muito válidos. O professor Tomáz, com sua didática e super dinâmica, conseguiu transmitir todo conteúdo de forma eficiente, isso me chamou a atenção, a clareza com que ministrou as aulas. Espero que possamos fluir com os programas nos polos que serão implantados", disse Natália Almeida.

Neste domingo (27), será realizada a reunião de planejamento com a equipe de trabalho do município. Conforme a professora Natália Almeida, neste momento haverá a montagem do cronograma, com período de inscrição dos alunos, horário das aulas, organização das turmas, entre outras definições.

ENTREGA DE MATERIAIS

Umas das atribuições da Seel para a implantação dos programas é o fornecimento de materiais esportivos para utilização nas modalidades. Em Curuçá, o ato de entrega dos materiais foi na última quinta-feira (24), com a participação do titular da Seel, Nivan Noronha; do prefeito de Curuçá, Jeferson Ferreira de Miranda (Tarrafa); e do vice-prefeito, Hamilton Brito.

*Texto de Bianca Rodrigues (Ascom Seel)