Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO À MORADIA

Governo do Pará investe R$ 400 mil reais para melhorar casas em Bujaru

Programa Sua Casa assegura moradias dignas e ainda movimenta a economia com a venda local de materiais de construção

Por Ronan Frias (DETRAN)
25/03/2022 15h56

O programa habitacional Sua Casa beneficiou hoje 50 famílias carentes do município de Bujaru, no nordeste do Estado. A entrega realizada hoje (25) é a primeira ocorrida na cidade e garantiu apoio para que residências sejam construídas, reconstruídas ou ampliadas. Os cheques da iniciativa foram entregues pelo governador Helder Barbalho e devem injetar cerca de 400 mil reais na economia local.

O governador Helder Barbalho orientou as famílias beneficiadas na ação de hoje sobre a importância da utilização do recurso do programa para ajudar a estimular a geração de renda e empregos dentro do território bujaruense: “Usem da melhor maneira possível o recurso do Sua Casa. Comprem aqui no comércio local para movimentar a economia local. Além do material de construção nós estamos possibilitamos ajuda para pagar o pedreiro, carpinteiro da obra. Por isso, contratem gente daqui”.

O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. O recurso é gerenciado pela Cohab - Companhia de Habitação do Estado do Pará.

De acordo com o titular da Cohab, Orlando Reis, a entrega realizada em Bujaru segue a rotina determinada pelo governador: “Nós beneficiamos mais de 13 mil famílias em 2021 e estamos a todo vapor em 2022. Aqui em Bujaru não poderia ser diferente, estamos beneficiando as famílias que mais precisam de ajuda para construir”.

Entre as famílias beneficiadas em Bujaru esteve a de dona Elizabeth Gomes. A agricultora rural comemorou o recebimento do benefício que será usado na melhoria da moradia.  “Eu esperei tanto por esse momento, mas quem tem esperança consegue as coisas. Estou muito feliz por poder construir uma casa melhor para a minha neta. A minha casa tem bastante goteira, as tábuas estão soltas. Se Deus quiser, vou melhorar tudo” 

Desde a criação em 2019 até o final de fevereiro de 2022, segundo a Cohab, o programa já chegou a 117 cidades paraenses em todas as regiões. O investimento total do "Sua Casa", com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 260 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 25 mil domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa beneficiou mais de 125 mil pessoas ao longo dos anos.

Durante a agenda desta sexta-feira, o governo do Estado também realizou a entrega de 110 títulos de terra para agricultores familiares e beneficiou cerca de 30 empreendedores da cidade com apoio financeiro liberado por meio do Núcleo de Gerenciamento de Microcrédito - Credicidadão. A iniciativa objetiva incentivar a geração de trabalho e renda, contribuindo para qualidade de vida da família.