Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Adepará intercepta maquinário agrícola sem documentação sanitária

Os agentes da Adepará atuam para evitar a entrada de pragas e vermes que podem contaminar a agricultura em território paraense

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
21/03/2022 21h51

Uma colheitadeira agrícola sem sanitização e documentação sanitária exigida por lei foi interceptada por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), na tarde de domingo (20), durante fiscalização volante na Rodovia BR-222, na localidade Carne de Sol, município de Abel Figueiredo, na região Sudeste.

A carreta plataforma, que transportava a colheitadeira e plataforma de corte, saiu do município de Santa Maria das Barreiras, no Sul do Pará, e tinha como destino o município de Buriticupu, no Estado do Maranhão. Após a conclusão da fiscalização, os agentes da Defesa Sanitária lavraram o auto de infração, termo de fiscalização e condução do veículo e máquina até a saída do território paraense.

A ação foi realizada durante uma fiscalização volante. “A fiscalização de cumprimento da Portaria 4.370/2021 é de extrema importância para a agricultura paraense, pois muitas máquinas e implementos utilizados nas nossas lavouras são provenientes de outros estados da Federação que possuem pragas inexistentes no Pará, como é o caso da erva daninha Amaranthus palmeri, e de diversos nematóides (vermes) presentes no solo, que podem ser carreados nestes maquinários”, explica o gerente de Trânsito da Adepará, Paulo Bastos.A colheitadeira agrícola sem sanitização interceptada por fiscais da Adepará

Qualidade - A Portaria que regulamenta esse trânsito – 4.370/2021, de 03 de agosto de 2021, exige a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico) da máquina e implemento agrícola.

O objetivo das ações nos postos de fiscalização agropecuários é garantir que o consumidor tenha ofertas de produtos e subprodutos, de origem vegetal e animal, com qualidade e sem risco à saúde pública. O trânsito de maquinários sem as condições exigidas pode comprometer a agricultura, com risco de contaminação de plantações.

Serviço: A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e mantém a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210-1101 / 1105 e 1121. Pelo celular, o contato é (91) 99392-4264.