Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Governo do Estado entrega terceira unidade da Usina da Paz, em Marituba

Espaço resgata a cidadania e auxilia na redução da violência por meio da transformação social

Por Paulo Garcia (SETRAN)
19/03/2022 15h52

Visão aérea do complexo UsiPaz de MaritubaLocalizada às margens do rio Uriboca, na passagem Bom Sossego com a rua Dez de Janeiro, no município de Marituba, na região Metropolitana de Belém, a Usina da Paz Nova União foi entregue, na manhã deste sábado (19), pelo governador Helder Barbalho. A unidade está preparada para atender a população na segunda-feira (21).

"Hoje é um dia muito importante para a estratégia de pacificação das regiões do Estado que, historicamente, tiveram um índice elevado de criminalidade. Hoje, nós estamos entregando para Marituba esta Usina da Paz, com 36 órgãos de governo que, de maneira transversal, ofertam serviços para transformações sociais desta região, em parceria com o município é com ações que certamente transformam a realidade dessa comunidade”, informou o governador Helder Barbalho.

O governador Helder Barbalho durante a entrega da mais nova Usina da PazO chefe do Executivo ressaltou ainda que “A intenção desse modelo, agora aplicado em Marituba, é ser levado para todas as regiões do Pará e que essa experiência transformadora possa colaborar com o presente, mas acima de tudo, com a construção de um futuro melhor aos paraenses”, concluiu.

A entrega foi acompanhada também pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, da prefeita de Marituba Patrícia Mendes, do senador Jader Barbalho, da senadora Simone Tebet, da deputada federal Elcione Barbalho, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado deputado Chicão e demais autoridades estaduais e municipais.

Esta é a terceira unidade deste complexo comunitário integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), entregue à população. A primeira foi a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua e a segunda, a UsiPaz Cabanagem, em Belém. O principal objetivo deste aparelho público é a busca do fortalecimento comunitário, resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social.

São mais de 80 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

"A Usina da Paz traz uma grande transformação aos bairros em que ela é instalada. A começar pelo resgate da autoestima da população que vivia em bairros onde antes havia altos índices de violência e criminalidade. Em geral, quando eles apareciam na mídia, era negativamente. Hoje, com a Usina da Paz, esses bairros estão aparecendo positivamente, a população passa acreditar em si mesma, passa a se organizar, com atividades de formação profissional, por exemplo. O bairro acaba tendo um quadro de pessoas mais habilitadas para o trabalho para melhores ganhos, então a usina realmente muda a vida das pessoas", informou o titular da Seac, Ricardo Balestreri, pasta responsável por coordenar o projeto.

Espaço para teatro e apresentações culturaisEsse reconhecimento vem do próprio morador de Marituba, a pedagoga Iracema Nunes, mora há 23 anos no município e acompanhava com entusiasmo a entrega deste equipamento público. “Já vivenciei muita coisa aqui, era tudo muito difícil, as pessoas não tinham acesso a quase nada. Agora, estamos celebrando um novo tempo com essa Usina. Aqui onde estamos não podíamos pisar e hoje estamos celebrando a paz. Eu só tenho a agradecer”, contou a moradora.

A professora Antonia Silva também estava com felicidade estampada no rosto. “Eu atuo na comunidade e moro aqui também. Estou feliz porque agora a gente vê uma perspectiva melhor para o nosso povo, principalmente com as crianças. Que venham mais projetos e coisas boas, agora sim estamos sendo abraçados”, comentou Antonia.

Segurança - Um dos fatores essenciais para a execução das ações de cidadania do TerPaz em Marituba, foram os avanços progressivos da área de segurança realizados desde a implantação do programa. A criminalidade no município vem apresentando redução desde janeiro de 2019. Redução de 92% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), considerando o período de 01 de janeiro a 06 de março, dos anos de 2022 e 2018, onde foram computados 02 e 25 casos, respectivamente.

Resultado de ações de ostensividade e prevenção, como explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado. “A região já figurou entre os municípios mais violentos do Brasil, esteve nessa triste lista que a gente conseguiu retirar após um período de trabalho. Agora, podemos informar a toda população de Marituba da redução de crimes letais intencionais. Algo inimaginável para Marituba alguns anos atrás e que nós conseguimos, a partir do choque operacional - que nós entramos com a segurança pública - ocupando o território, se fazendo presente. Esse é mais um marco histórico para Marituba e para o Pará na segurança pública”, explicou.

Modernidade - O projeto desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo se adapta às características climáticas da região amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com iluminação e ventilação natural. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.

Pensado dentro de conceito de sustentabilidade, a usina dispõe de estações de tratamento de esgoto e, dentro da política de neutralização das emissões de carbono geradas durante a fase de construção, a Vale efetuou o plantio de 428 mudas de árvores na unidade.

O prédio da Assistência tem um total de 25 salas, já o prédio da Usina conta com 37. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar.

Parceria - As obras da UsiPaz Nova União foram realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. Durante o período de obras, foram gerados 130 postos de trabalho.

Área de plantio onde serão cultivados vários tipos de hortaliças“A Vale tem orgulho de unir forças ao Governo do Pará e investir nessa iniciativa inovadora que integra o Programa TerPaz. Acreditamos que mais do que construir os imóveis das Usinas da Paz, estamos ajudando a construir um futuro melhor para os paraenses, reunindo no mesmo espaço, ações que promovam a cidadania, a qualificação profissional e o acesso a serviços públicos nas áreas da saúde, da cultura e do esporte. Nós, da Vale, somos parte do Pará e continuar contribuindo com o seu desenvolvimento e fortalecendo as parcerias em prol das comunidades faz parte do nosso pacto com a sociedade”, informou o diretor de Relações Institucionais da Vale, Luiz Santiago.

Estrutura - A unidade conta com uma quadra poliesportiva; um complexo de dojô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Dojo para a prática de artes marciais

O jovem Lucas Cauã, de 15 anos, estudante do 9° ano do ensino fundamental da Escola Dom Calábria, aguarda com felicidade as inscrições para fazer cursos e atividades da UsiPaz. “Esse espaço vai ser muito bom para nossa comunidade, tanto pelos cursos que vão ajudar os jovens a se profissionalizar dar um direcionamento, estou muito agradecido, vou querer fazer várias oficinas e esportes”, relatou.

Piscina será utilizada para a prática de esportes aquáticos pela populaçãoNovidade - O diferencial desta UsiPaz é a utilização do rio Uriboca para práticas de atividades esportivas aquáticas como canoagem e StandUp Padlle que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O projeto está em andamento e, em breve, será ofertado à população.

Serviço - A UsiPaz Nova União vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, irá funcionar de acordo com as demandas da comunidade e/ou pelas Secretarias e Fundações para a realização de eventos.