Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Adepará capacita equipe do Regional de Tucumã e Ourilândia do Norte

Por cinco dias a equipe da Agência, de Belém, orientou o trabalho dos fiscais que atuam em fazendas e revendas agropecuárias

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
18/03/2022 12h27

Uma equipe da Adepará de Belém esteve em Tucumã e Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, com o objetivo de capacitar servidores da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSAS) dos dois municípios. Ao longo de cinco dias, eles monitoraram o trabalho dos fiscais que percorreram fazendas, chácaras e revendas de produtos agropecuários.

As fiscalizações foram no sentido de prevenir, controlar e erradicar doenças como a febre aftosa, vacinação do rebanho, inspeção agropecuária, promoção da educação sanitária e verificação do uso responsável de produtos veterinários, entre outras ações. 

As atividades de campo dos programas voltados à defesa animal foram realizadas pelas médicas veterinárias, Fabiana Possato, e Joelma Mariano Paixão , da Unidade de Ourilândia do Norte, e equipes de apoio, formadas por agentes fiscais agropecuários e auxiliares de campo.

Além do suporte nas fiscalizações, houve apoio da equipe de padronização, que organizou os escritórios de Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte e ainda inspecionou o escritório de Tucumã, para verificar se o trabalho feito no ano passado continuava com a padronização realizada.  

Todo o trabalho teve como objetivo sanar as deficiências de rotinas de atendimento ao produtor rural, bem como, acompanhar as visitas técnicas em campo, até que tudo esteja de acordo com os procedimentos adotados pela Adepará.

De acordo com a gerente regional da Adepará, em Tucumã, Rosslleney Sampaio Palheta, a gerência foi contemplada com o monitoramento das ações prestadas pelos servidores. “As ações foram acompanhadas de perto pela equipe de Belém. A partir de agora, nossos servidores vão atuar de forma mais correta e segura. O objetivo foi esse, fazer com que eles se sintam mais seguros ao realizar as ações e sob o monitoramento dessa equipe de Belém”.

A Regional de Tucumã abrange os municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte e São Felix do Xingu. Desde que assumiu a gerencia em junho de 2021, a gerente procurou verificar as fragilidades e dificuldades quanto a estrutura operacional e a capacidade técnica operacional.

Ao longo de 2021, as situações de estrutura operacional foram sanadas com a realização de capacitações e aquisição de veículos próprios para o trabalho de campo. “Ganhamos o apoio estrutural tão aguardado pelas equipes de campo. Nunca essa Regional foi tão assistida na história da Agência. Estamos sempre atentas às necessidades de nossos servidores, para que eles tenham a capacidade técnica de atuar de forma acertada nas frentes de Defesa Animal e Vegetal, e sempre que for solicitado, tenho plena convicção de que seremos atendidos, porque levamos a sério o serviço de defesa do Estado do Pará. E nossa Regional tem o maior rebanho bovino do Pará e do Brasil”, comemora.