Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Reunião discute I Fórum Regional de Agrotóxicos do Sudeste do Pará 

O encontro na unidade da Adepará, em Marabá, contou com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Josélia Lopes

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
17/03/2022 14h22

Equipes da Adepará e MPPA, em MarabáO gerente regional da Adepará, em Marabá, Geraldo Pereira Jota, e a fiscal agropecuária, Eliana Viana, responsável pela fiscalização de agrotóxicos da agência, participaram de uma reunião, na terça-feira (15), com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, do Ministério Público do Estado, Josélia de Barros Lopes. O encontro discutiu assuntos relacionados ao uso de agrotóxicos, principalmente na agricultura familiar, e a formação do I Fórum Regional de Agrotóxicos da região sudeste do Pará.

A pauta da reunião também tratou da ilegalidade da aplicação aérea de agrotóxicos por drones e aviões não licenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e da fiscalização em conjunto com os órgãos do setor, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e as secretarias municipais de Agricultura, em Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins e Marabá.

Outro ponto abordado foi o incentivo à produção orgânica nas comunidades familiares. Participaram representantes da Emater, Sema Estadual, Sema Municipal, Associação do Assentamento Liberdade, Embrapa, Aciamar, Seagri, Nova Ipixuna, Seagri de Bom Jesus do Tocantins e Crea.

Ao final, ficou acordado que haverá nova reunião entre as instituições envolvidas a cada 60 dias. Segundo o diretor regional da Adepará, em Marabá, este foi o primeiro passo para desencadear, este ano, as fiscalizações sobre o uso de agrotóxicos na região.

“Essa primeira reunião teve como objetivo estreitar o relacionamento entre os agentes públicos e serviu para discutir quais são as áreas que devem ser fiscalizadas”, concluiu o representante da Emater, Geraldo Jota.