Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM 2022

UsiPaz Cabanagem realiza quase 40 mil atendimentos em dois meses de funcionamento

Está prevista para o próximo sábado (19), a entrega do terceiro complexo comunitário construído pelo Governo do Pará, a UsiPaz Marituba

Por Giovanna Abreu (SECOM)
16/03/2022 11h34

Com mais de 39 mil atendimentos foram realizados desde a entrega, em janeiro deste ano, a Usina da Paz do bairro da Cabanagem conta com ações de segurança pública e de promoção social, estando integrada ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado.

“Esses números refletem a importância da disponibilização desses serviços e da atuação do governo mais próxima da comunidade. Os moradores da Cabanagem não precisam mais se deslocar para que suas demandas sejam atendidas. Aqui, eles têm acesso a serviços de saúde, emissão de documentos, conhecimento, cultura, esporte, etc. Eles têm direitos garantidos na Usina”, afirma Ivanilda Vieira, gerente-geral da Usina da Paz Cabanagem.

O coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz, afirma que as ações do TerPaz, desenvolvidas desde o início da atual gestão, levam serviços de saúde e de cidadania ao bairro. “As Usinas vêm materializar um programa que já vinha sendo construído. Os moradores criam uma relação pertencimento com as usinas, então, cuidam do espaço. A presença articulada das secretarias estaduais com serviços diversos é essencial para que, cada vez mais, as ações estaduais sejam ampliadas”, ressalta.

UsiPaz Cabanagem

O segundo mês de funcionamento da UsiPaz Cabanagem incluiu ações em alusão à data de 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com a I Feira Verde Itinerante, com foco no comércio e na divulgação do trabalho de mulheres cadastradas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, assim como a ação “Mulher Cidadã”, com a oferta de serviços como emissão de documento, atendimentos psicológico e odontológico, cursos de gastronomia, oficinas de empreendedorismo e orientação jurídica. 

Curso sobre artesanatos e artefatos em juta, para confecção de kit de sacolas, projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) e o TerPaz também foi realizado.  

Também foram promovidos uma formação de agentes ambientais; a palestra do projeto ‘Voz dos Oceanos’ – desenvolvido pela Família Schürmann; e a visita de comitiva do Governo do Estado do Piauí, que conheceu os espaços e as boas práticas da usina para servir de modelo na implantação do Centro de Convivência Comunitária em Teresina no Piauí.