Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VILA SORRISO

Emater beneficia famílias agricultoras de Capanema com entrega de Cadastro Ambiental Rural

Por Governo do Pará (SECOM)
15/03/2022 15h25

Trinta famílias da Comunidade Vila Sorriso, no distrito de Mirasselvas, em Capanema, no nordeste paraense, foram beneficiadas com a entrega de Cadastro Ambiental Rural (CAR) elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e Secretaria Municipal de Agricultura (Sagri). Além da possibilidade de obter crédito rural, os beneficiários podem participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), melhorando a produtividade e qualidade de vida das famílias.

A comunidade, assistida pela Emater há 25 anos, tem como principais atividades econômicas o cultivo de feijão caupi, de mandioca e a pecuária. Em 2021, foram viabilizados recursos de crédito rural no montante de R$ 115 mil, através da linha Amazônia Florescer, e R$ 50 mil, através da linha Custeio do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf).

“No último dia 8, em evento de entrega organizado pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de vila Sorriso, que representa 40 agricultores familiares, e conta com nosso assessoramento técnico para organização social e produtiva, também foi entregue um trator revitalizado pela Prefeitura Municipal, resultado da intermediação do escritório local visando o desenvolvimento da produção agrícola na comunidade”, disse o técnico agropecuário da Emater, Arnaldo Henriques, responsável pelo atendimento na localidade.

O CAR também é uma ferramenta governamental para o controle ambiental e gestão da propriedade, de acordo com o Código Florestal, tendo o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades rurais, visando compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento.

No ano passado, o órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do governo estadual foi responsável por 7.386 cadastros elaborados.

Texto: Paula Portilho