Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E TURISMO

Governo do Pará assina OS para a construção do muro de contenção da Praia da Crispim

Serão construídos 600 metros de muro de contenção na praia do Crispim

Por Lilian Guedes (SECTET)
10/03/2022 17h40

Local da Praia do Crispim onde será construído o muro de contençãoPara evitar erosões e prejuízos à população e comerciantes que vivem às margens da Praia de Crispim, o Governo do Estado, assinou, na tarde desta quinta-feira (10), a Ordem de Serviço para que seja construído um muro de contenção na praia que fica localizada no município de Marapanim, nordeste paraense. O ato contou com a presença do governador Helder Barbalho, do secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Ruy Cabral e do prefeito de Marapanim, Anderson Dias. 

O governador ressaltou a importância do muro para a segurança dos moradores, bem como fortalecer a economia e o turismo da região. “É fundamental que possamos fazer esse muro de arrimo para proteger contra as erosões e fazer com que haja uma organização urbana na Orla do Crispim e cada vez mais essa praia seja um ponto turístico do nosso Estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, destacou o governador Helder Barbalho. 

Assinatura da OS para a construção do muro de arrimoSandro Moraes, morador e comerciante local, conta que as obras vão trazer melhorias e benefícios, além de fomentar o turismo e a economia na cidade. “Eu estou morando aqui na praia de Crispim há um ano e meio, mas já frequento o local há mais de 20 anos e sei o tanto que esse asfalto já foi demolido pela erosão. Tínhamos mais de 70 metros de asfalto, mas em 2018, quando as águas avançaram, perdemos tudo. Por conta disso, já almejamos esse muro, essa proteção há muito tempo e agora teremos um sonho realizado, ainda mais para quem tem empreendimento às margens da praia que sofre com a falta de movimentação e do turista. Só vai melhorar a economia”, disse o comerciante Sandro Soares.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) serão construídos 600 metros de muro de concreto e proteção do muro com entroncamento de pedra rachão. Um investimento de cerca de R$ 7 milhões oriundos do Estado com participação de emenda parlamentar do deputado federal Hélio Leite. 

O governador Helder Barbalho na Praia do CrispimEm seu discurso, o titular da Sedop, Ruy Cabral, destacou a importância da construção para a mão de obra local. “Essa obra é importantíssima, porque não é só a obra em si, é o conteúdo que ela traz, a geração de emprego e renda, além de gerar serviços e atendimento à população que é quem realmente precisa. A empresa que irá executar as obras, que priorize a mão de obra local, o comércio local, porque as pessoas esperam por uma oportunidade e essa oportunidade chegou”, ressaltou o secretário.

José Francisco da Silva A construção do muro visa garantir mais qualidade e prolongar a vida útil das construções, das casa e das obras, especialmente em períodos de maré alta na região. Nesse período, a água sobe, invade a rampa e escorre. Fica o trabalho. Prejudica todos nós. A gente tem que tirar tudo aqui da praia. Os mais antigos já sabem a data certa que isso acontece e se previnem tirando barraca, cadeira. Com a construção do muro, com certeza, será melhor para todos nós”, disse o autônomo e morador da cidade, José Francisco da Silva. 

O ato de assinatura também contou com a presença dos deputados federais Elcione Barbalho, Hélio Leite, Nilson Pinto e Beto Faro; deputados estaduais, Renilce Nicodemos, Cilene Couto, Jacques Neves, Nilse Pinheiro, além de vereadores, deputadas e prefeitos da região.