Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PATRIMÔNIO, TURISMO E ECONOMIA

Governo do Estado entrega nova orla de Marudazinho, em Marapanim

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a orla corria iminente risco de erosão com deslizamentos das encostas

Por Governo do Pará (SECOM)
10/03/2022 16h21

Da nova orla, os moradores podem apreciar, agora, com segurança a beleza natural do Rio Marapanim Os moradores da Vila de Marudazinho, em Marapanim, região nordeste paraense, receberam com alegria a nova orla da comunidade, nesta quinta-feira (10), entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho. No ato, ele esteve acompanhado do prefeito municipal, Anderson Dias; do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Obras (Sedop), Arnaldo Dopazo; deputados estaduais e federais.

A orla da Vila vinha sofrendo com o processo de erosão causado pelo Rio Marapanim, o que ameaçava de desabamento residências, e parte da praça matriz. A intervenção estruturante promovida pelo governo estadual ocorreu em uma extensão de 236 metros, com a execução de serviços de proteção em concreto armado e a reconstrução de parte do que já havia desmoronado. Também foi feito o calçamento e o guarda-corpo (proteção à meia altura). Um investimento de R$ 2 milhões.

Uma panorâmica da bonita orla da Vila Marudazinho, que estava ameaçada por violento processo erosivo O governador Helder Barbalho enfatizou que a preocupação de todos tinham com o avanço da erosão agora é só uma lembrança do passado. Ele celebrou junto com os moradores este novo momento que todos vivem na comunidade.

"Está obra é importante sobre dois significados. Primeiro, que Marudazinho passa a ter uma orla bonita, uma orla digna e que vira um ponto de encontro para essa comunidade, mas acima de tudo, é importante que não esqueçamos da imagem de como estava este espaço antes desta obra”, destacou Helder Barbalho. 

A entrega da nova orla de Marudazinho pelo governador Helder Barbalho gerou grande alegria na comunidade Helder Barbalho também fez questão de comentar sobre o fenômeno natural da erosão. “A força do rio estava corroendo este espaço e avançando, comprometendo a praça de maneira muito significativa, podendo comprometer inclusive, outras edificações daqui. Agora não temos apenas uma orla para embelezar este espaço, mas temos também uma solução para as erosões que estavam acontecendo", frisou o governador.

"Havia um processo muito grande de erosão nesta orla e que avançava para o continente. Metade da frente da praça já tinha sido consumida pelas erosões e todas as edificações do entorno corriam risco”, afirmou o titular da Sedop, Arnaldo Dopazo.

Moradora da Vila Marudazinho, a assistente social, Lucia Alves, providenciou logo um registro na nova orlaO secretário informou que o governo do Estado, através da Sedop, fez um projeto não só de reconstrução, mas de reurbanização da orla, “recuperando o espaço perdido pela erosão e dando à comunidade da Marudazinho, um lugar mais aprazível e de contemplação, para reunir as famílias", destacou ele.

Com a nova orla, o governo do estado promove mais qualidade de vida à população e potencializar a economia e o turismo na região. O trabalho feito pela Sedop neutraliza a ação erosiva da área, resguarda a população de uma possível retirada das margens do rio e ainda preserva a primeira rua da vila, um marco histórico e fundante da comunidade.

Para a assistente social, Lucia Alves, de 23 anos, a obra é a realização de um sonho. "Na minha casa somos cinco pessoas, nós nascemos aqui em Marudazinho, crescemos, estudamos aqui. É  muito gratificante ver tudo que está sendo feito, que o nosso lugar está melhorando cada dia mais e que isso vai trazer mais turismo, economia, além de trabalho para as pessoas que necessitam. Na nova orla vamos poder nos divertir, caminhar e ver a beleza do lugar e do rio. Por isso eu agradeço a todos que tiveram o engajamento para fazer essa obra tão desejada e tão sonhada por todos nós moradores", disse a jovem.

O prefeito, Anderson Dias, enfatizou a importância da parceria entre o Estado e o município. "Hoje o nosso sentimento é de alegria e felicidade. A nova orla não representa apenas uma obra estrutural, mas também a qualidade de vida das pessoas, pois a erosão já estava chegando na praça e, hoje, com a graça de Deus, temos a realização do nosso sonho, e o governador realiza essa importante obra para o povo de Marapanim, em especial, para os moradores de Marudazinho", disse o gestor.