Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Governo entrega obra de reconstrução do Terminal Hidroviário de Monte Alegre, no Baixo Amazonas

Por Bruno Magno (SEOP)
09/03/2022 15h17

O embarque e desembarque de passageiros em Monte Alegre, no Baixo Amazonas, ganhou mais conforto e segurança nesta quarta-feira (9), depois da entrega das obras de reconstrução do Terminal Hidroviário Argemiro Baía da Costa, realizadas pelo Governo do Pará por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Mais de 60 mil usuários da região foram beneficiados pelo novo porto, que oferece viagens diárias para municípios do Pará, Amazonas e Amapá.

“Esta é uma região em que, tradicionalmente, os rios são as nossas ruas, então esse terminal hidroviário vem para trazer conforto, segurança e desenvolvimento da região. Aqui entregamos o oitavo terminal da região, e futuramente, vamos entregar o de Alenquer e o terminal hidroviário internacional de Santarém, mas além disso, ainda temos mais 22 obras de terminais hidroviários pelo Estado. Isso é cuidar das pessoas, cuidar da população, esse é o trabalho do governo do Estado", disse o governador Helder Barbalho, que esteve no município para entregar a estrutura. Ainda durante a agenda, o governador anunciou a ampliação do Hospital Municipal de Monte Alegre.

O governador Helder Barbalho, em destaque, durante a entrega do TerminalA partir de agora, o local será administrado pela Prefeitura de Monte Alegre. Reconstruído de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil, o terminal recebeu R$ 3,6 milhões em investimentos do Estado.

Com a reconstrução e adequação, o porto terá nova sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens.

O Terminal também contará com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.

Comandante de uma embarcação em Monte Alegre, José Carlindo da Fonseca, comemorou as novas instalações do terminal hidroviário da cidade. “Ficou uma obra muito bonita para receber os visitantes em nossa cidade. Eu me atrevo em dizer que o terminal de Monte Alegre é o mais bonito da região do Baixo Amazonas. Está tudo bonito, os banheiros, a lanchonete, a pintura... O governador Helder Barbalho está de parabéns”, disse ele, que faz a rota Monte Alegre-Santarém-Monte Alegre.

A reconstrução do porto também significa aumento nas vendas para os comerciantes do entorno, já que o fluxo de usuários deve aumentar a partir dos próximos dias. “Eu trabalho vendendo frutas há oito anos aqui na frente do terminal e posso dizer que ficou muito bonito, e a partir de agora, espero que minhas vendas possam aumentar. Tenho um funcionário que entra nas embarcações para vender as minhas frutas e todos estão contentes com o novo porto. É muito bom ver que o governo está olhando para Monte Alegre”, destacou Haroldo Pinho, que tem uma pequena banca de vendas de frutas próximo ao terminal.

Localizado às margens do rio Gurupatuba, o terminal hidroviário recebe embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para municípios do Pará, Amazonas e Amapá. Além disso, pelo porto é realizado o escoamento de produção da cidade, logo a obra também representa desenvolvimento econômico para o município.

O novo porto vai potencializar a integração do modal hidroviário paraense, e se juntar aos terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará (distrito de Santarém) e Óbidos, já entregues no Baixo Amazonas pela CPH. Em breve, a Companhia vai entregar o Terminal Hidroviário de Santarém, já considerado o mais moderno do Brasil, consolidando assim o projeto hidroviário na região.

“Este é o oitavo terminal hidroviário da região entregue pelo governo do Estado, trazendo desenvolvimento da região e fazendo com que os moradores de Monte Alegre possam embarcar e desembarcar com conforto e segurança. Isso demonstra que temos um governador presente na região do Baixo Amazonas”, frisou Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Visita - Ainda em Monte Alegre, o governador Helder Barbalho visitou o veleiro da família Schurmann, que estava atracado no novo terminal hidroviário. O comandante da embarcacão Vilfredo Schurmann, mostrou todos os equipamentos de navegação e agradeceu pela visita.

Participaram da agenda pública o prefeito de Monte Alegre, Mateus Almeira, o deputado federal Nilson Pinto, deputado estadual Júnior Hage, deputado estadual Orlando Lobato, secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, Ouvidor Geral do Estado Arthur Houat, além de autoridades locais.