Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Agronegócio em Monte Alegre ganha reforço de investimento

Governador Helder Barbalho entregou uma viatura para a Adepará do município

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
09/03/2022 14h47

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará do Pará (Adepará), do município de Monte Alegre, no Oeste do Pará, recebeu novo investimento para o agronegócio local. O governador Helder Barbalho entregou uma nova caminhonete modelo S10 para os trabalhos de campo do município, nessa quarta-feira (09), em sua agenda no município.

“Hoje, estamos entregando mais uma viatura para a Adepará que contribuir com os trabalhos da Agência nesta região, que possui uma agricultura e uma pecuária expressivas. Assim, é importante que possamos ter uma Agência de Defesa preparada e estruturada para atender as demandas do setor produtivo, no oeste paraense”, avaliou o governador, durante sua agenda no município.

LEIA TAMBÉM

Governo entrega obra de reconstrução do Terminal Hidroviário de Monte Alegre

Governo entrega lancha para reforçar o policiamento fluvial em Monte Alegre

Atualmente, Monte Alegre é o maior produtor de limão Tahiti do mundo. Para garantir que o fruto chegue com qualidade à mesa da população, a Agência de Defesa promove ações periódicas de fiscalização de controle sanitário e documental de citrus na região oeste, assim o investimento na nova frota também contribuirá para esse trabalho na região.

Contagem de rebanho, a vacinação assistida de trânsito agropecuário, vigilância agropecuária e a inspeção de produtos de origem animal e vegetal estão entre as atividades que serão beneficiadas com a entrega mais uma nova viatura para a Agência de Defesa paraense.

“Hoje o governo do Estado segue entregando equipamentos e benefícios a população do município de Monte Alegre, dentre eles seguimos com o programa de reestruturação da frota da agência de defesa e entregamos uma caminhonete 4x4 para atender o município que tem uma produção agrícola expressiva na região, fortalecendo assim o serviço de defesa, garantido a sanidade da produção”, explicou o Diretor Geral da Adepará, Dr. Jamir Macedo.

O investimento no setor produtivo paraense proporciona  melhor estrutura para chegar até as propriedades mais distantes para atender os produtores rurais e, por conseguinte, conseguimos garantir uma defesa agropecuária mais forte e uma agroprodução livres de pragas e com sua sanidade preservada.

Qualidade- Trata-se, portanto, de uma forma de garantir alimentos de qualidade ao consumidor e fomentar o crescimento agropecuário, incentivando grandes e pequenos produtores de grãos, frutas, carnes, leite, ovos e pescado.

Os novos veículos entregues para a Adepará fazem parte da reestruturação da frota da Agência, que ao final terá 105 viaturas novas exclusivamente para atividades de campo, sendo 90 veículos modelo Pickup 4x4 e 15 veículos modelo Duster. A previsão é que até março de 2022 a renovação da frota esteja completa.

“Agradeço muito o apoio para nós aqui do Oeste com a entrega de uma nova viatura, pois esse veículo contribuirá muito para os trabalhos aqui da nossa regional”, agradece Ivonilson Ferreira, Agente Fiscal Agropecuário, que trabalha em Monte Alegre e nos municípios vizinhos. 

Monte Alegre é destaque mundial na produção de limão Tahiti

Atualmente, Monte Alegre é o maior produtor de limão Tahiti do mundo. Sua produção representa algo em torno de 20% a 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, gerando uma receita anual superior a R$ 40 milhões aos produtores da região. E 90% da produção de Monte Alegre é absorvida pelo mercado de Manaus no Amazonas, indo também para Macapá, no Amapá, Belém no Pará, Imperatriz no Maranhão e Sinop no Mato Grosso. 

De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, o Pará é o segundo maior produtor de limão do Brasil, perdendo apenas para o Estado de São Paulo. A produção é significativa e grande parte dos agricultores são familiares. 

Há cerca de 25 anos, o cultivo de limão já é desenvolvido em Monte Alegre, mas comercialmente o produto começou a se fortalecer uma década depois e há 10 anos recebe o apoio contínuo de órgãos do Estado, como a Adepará e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

O trabalho de controle de pragas, educação e inspeção sanitária foi importante para colocar o Pará como pioneiro entre os Estados com o título de área livre de cancro cítrico, pelo Mapa, por meio das resoluções números 1 e 6, de março de 2017. No mesmo ano, por meio do decreto nº. 1943, o Governo do Estado criou dois pólos citrícolas, localizados no nordeste e oeste paraense.

Desenvolvimento - No ano de 2017, o município recebeu o status de área livre do cancro cítrico, com um produto de excelente qualidade. Por tratar-se de uma praga quarentenária, o comércio de frutos cítricos e seus derivados, é regulamentado por legislação internacional e a não adoção de medidas de exclusão ou erradicação da doença impede o comércio para países livres do cancro. O Pará também é ausente para as pragas pinta preta e greening.

Além te de deter o título de maior produtor limão Tahiti do mundo, o município também possui 3.702 propriedades rurais cadastradas; 321.743 bovídeos mil; 9.420 equinos; 5.325 ovinos; 1.400 propriedades produtoras de produtoras de limão Tahiti, em 80 mil hectares de limão, além das propriedades produtoras de laranjas que vem crescendo consideravelmente, a cada ano.

Serviço:

Para que tenha autorização de trânsito e comércio do fruto, o produtor deve estar cadastrado na Adepará. O cadastramento pode ser feito no site da Agência ou na unidade Adepará mais próxima. A Adepará disponibiliza os endereços e contatos, em seu site