Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POSTO AVANÇADO

Vila Mocotó, no sudoeste paraense, ganha escritório da Adepará

Ampliação de estrutura é fundamental na região, uma das mais estratégicas para o Estado, que contabiliza mais de 2 mil propriedades rurais e conta com um rebanho de 2.123.000 bovídeos

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
07/03/2022 11h31

A Vila Salin de Almeida, mais conhecida como Vila Mocotó, localizada no sudoeste paraense, ganhou um escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Localizado no Travessão do Assurini, km 70, o novo prédio oferece melhor estrutura, mais conforto e segurança aos servidores e produtores da região. A entrega foi realizada no último sábado (05).

A importância do novo escritório na Vila Salim de Almeida, se deve em função da longa distância entre essa comunidade e a sede do município, uma vez que se trata de uma área isolada geograficamente do restante do município.

“Para ter acesso a essa Vila, assim como a Ilha da Fazenda, Vila do Galo, Vila Itatá, Vila da Ressaca, é necessário fazer uma viagem extremamente longa, portanto, todas essas comunidades rurais serão atendidas pelo novo escritório da Adepará. Em função disso, os produtores dessas comunidades terão o benefício de ter a Agência mais próxima, vários serviços serão feitos lá, como cadastro de propriedades, atualização cadastral, emissão de boletos e GTA. Então, o Governo do Pará e a Adepará, a partir de agora, estarão atendendo dentro da comunidade”, explica o gerente regional de Altamira, Ary Cavalcante.

A inauguração no novo escritório contou com a presença do prefeito de Senador José Porfírio, Dirceu Abiancard; do vice-prefeito, Adjailton Cafezinho; do gerente Regional de Altamira, Ary Cavalcante; servidores; autoridades locais; produtores rurais e de servidores da Agência.

Para o prefeito de Senador José Porfirio, Dirceu Abiancard, o escritório trará muitos beneficiará os produtores da região: “A nossa luta por um posto avançado da Adepará é uma luta de muitos anos. Foi uma luta grande e contínua e graças a Deus chegou o dia de podermos anunciar que a partir dessa segunda (07) teremos um posto avançado em pleno funcionamento”, destacou.

Estruturação

O novo escritório faz parte da Regional de Altamira, considerada uma das mais estratégicas para o agronegócio paraense. Assim, o governo está direcionando recursos para a estruturação de unidades da Agência da Regional, enviando novos veículos para os trabalhos de campo e proporcionando melhorias nos serviços locais da Agência de Defesa.

O aporte tecnológico das unidades locais para o melhor desenvolvimento das ações de campo; atualização da frota de veículos; ampliação do serviço de manutenção predial de unidades locais do campo, cursos e treinamentos para qualificar a equipe técnica de servidores; prazos para finalização da aquisição de equipamentos de informática estão entre as melhorias direcionadas para a Regional.

Em 2021, a Regional de Altamira recebeu nova sede com melhor estrutura, mais conforto e segurança aos servidores e produtores da região. Localizada no centro da cidade, na Avenida Coronel José Porfírio, em frente ao campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), o prédio tem ampla sala de atendimento aos produtores, dois laboratórios de manipulação (um para produtos da área animal e outro para a área vegetal), salas para setores internos, banheiros, copa, amplo estacionamento e grande área externa. O prédio foi entregue pelo governador Helder Barbalho, acompanhado por gestores e demais servidores da Agência no município.

A Regional de Altamira também recebeu quatro caminhonetes novas, sendo três modelo Pickup 4x4 e um modelo Duster, que fazem parte da reestruturação da frota, que terá 105 viaturas novas exclusivamente para atividades de campo, sendo 90 modelo Pickup 4x4 e 15 modelo Duster. Para o gerente Regional de Altamira, Ary Cavalcante, a melhor estruturação do setor agropecuário tem reflexos diretos na produção e no desenvolvimento do Pará.

Agronegócio

Composta de oito municípios, a Regional de Altamira é uma das mais estratégicas para o Estado. Contribui com 9% de todo o trânsito de bovinos; contabiliza mais de 2 mil propriedades rurais e conta com um rebanho de 2.123.000 bovídeos. 

 A Regional também registra a maior produção de cacau do País, e ainda a produção de abacaxi, açaí, banana, cana-de-açúcar, goiaba, pimenta-do-reino, soja e outros produtos. 

“A regional de Altamira compreende municípios que têm um agronegócio pujante e de extrema relevância ao Pará. Temos uma pecuária forte e uma produção crescente de amêndoas, a exemplo do cacau, em que o município de Medicilândia aparece como o maior produtor deste fruto. Então nós não poderíamos deixar essa região esquecida, e o Governo do Estado, através da Adepará, realizou investimentos para fortalecer o serviço de defesa local.”, pontua o diretor-geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo.

A defesa agropecuária atua diretamente na proteção das unidades agrícola e pecuária, evitando a introdução de pragas e doenças, e valorizando a produção agropecuária do Pará, em quantidade e qualidade. “Assim, disponibilizamos veículos, reformas de unidade local, aquisição de equipamentos, tudo isso pra que a defesa agropecuária nessa região possa ser forte, eficaz e que garanta realmente a sanidade de toda essa produção, consequentemente contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento do estado do Pará como um todo”, avalia Macedo.