Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTEAMA

Sedeme apresenta aplicativo que promete auxiliar o artesão paraense

Novidade foi apresentada nesta sexta-feira (4) a trabalhadores do artesanato; conheça-o

Por Igor Nascimento (SEDEME)
04/03/2022 16h35

Nesta sexta-feira (04), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) realizou mais uma edição do Curso de Qualificação Digital para Artesãos, destinado a profissionais que atuam na capital paraense. O encontro foi realizado no Espaço São José Liberto, no bairro do Jurunas, em Belém, e foi marcado pela apresentação do aplicativo ArteAma aos artesãos que já atuam em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). 

Na prática, o app, previsto para ser lançado ainda este mês, será uma plataforma de 'e-commerce', que vai proporcionar a venda dos produtos de forma 100% digital, além de aumentar o alcance das marcas e produtos, nacional e internacionalmente, por meio de um conjunto de estratégias que visam oferecer suporte e assessoramento aos profissionais. 

A oferta de cursos de qualificação, consultoria para a exposição de produtos nas redes sociais, cursos de embalagem dos itens e demais formas de destacar a produção e a exposição dos produtos nas plataformas digitais também fazem parte da iniciativa.

Ineditismo - Andrea Fiúza de Mello, artista plástica e proprietária da empresa Lafiuza, que trabalha com escapulários e quadros, demonstrou sua satisfação com o que foi exibido no encontro e com o ineditismo da iniciativa. "É muito importante esse apoio do Governo do Pará, pois em sete anos trabalhando com minha empresa, eu nunca tinha visto um apoio tão maravilhoso como este, com vários órgãos se integrando para ajudar os artesãos e artistas que muito contribuem para a cultura do nosso estado. Às vezes, sentimos falta de um apoio, e agora foi dado um ponta pé inicial através do ArteAma, e eu estou aqui para somar e dividir todos louros com o Governo do Estado do Pará", informou. 

Carlos Ledo, secretário adjunto da Sedeme, reforçou que a iniciativa tem tido excelente aceitação por parte dos artesãos e destacou o incremento no poder de alcance dos produtos a partir do aplicativo. “Esta é uma iniciativa do Estado, por meio da Sedeme, que é fundamental para fomentar a economia paraense pois fortalece o trabalho de inúmeros artesãos e artesãs por todo o Estado, permitindo que eles alcancem mais compradores e levem o artesanato paraense para mais lugares. Esse trabalho, que está em desenvolvimento, já tem apresentado excelente aceitação por parte desse público, portanto, estamos muito satisfeitos em estarmos aqui dialogando com essa classe que há muito tempo esperava por uma ação do poder público, que agora veio por meio do Governo do Estado”, explicou.

Diretora Executiva do Igama, Rosa Neves destacou a importância do encontro e da iniciativa que irá contribuir com as vendas dos artesãos. "O Espaço São José Liberto se tornou referência no artesanato paraense e que essa expansão da política pública que está acontecendo através do ArteAma chegou no momento certo, hoje na reunião vimos uma aceitação enorme, era um anseio dos empreendedores de artesanato do estado ter um suporte tecnológico para viabilizar e ampliar a comercialização dos produtos deles, então além de ser uma ação inovadora, também vai ampliar o volume de venda do artesão. O ArteAma é um projeto de perfeita integração entre o Governo do Estado, o setor público e as secretarias que apoiam a iniciativa", afirmou. 

O evento contou com a participação do secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo; da Diretora Executiva do Igama, Rosa Neves; e do adjunto da Seaster, Miriquinho Batista.