Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS

Novos conselheiros da Diversidade Sexual tomam posse e debatem ações para 2022

Os seis conselheiros vão discutir e definir políticas públicas destinadas às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais

Por Gerlando Klinger (SEJU)
03/03/2022 19h34

Os novos membros, titulares e suplentes, do Conselho Estadual da Diversidade Sexual (CEDS) tomaram posse nesta quinta-feira (03), na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Os seis conselheiros - três titulares e três suplentes - foram eleitos na IV Conferência Estadual LGBTI+, em dezembro do ano passado.

Na reunião, o Conselho também tratou sobre as atividades da Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual (GLOS) para 2022, construção do material informativo do CEDS e informações sobre o trabalho da Sejudh.Os novos integrantes do Conselho Estadual da Diversidade Sexual e gestores da Sejudh

O vice-presidente do Conselho e gerente de Proteção à Livre Orientação Sexual da Sejudh, Rafael Carmo, disse que, “a partir de agora, vamos poder trabalhar juntos por meio da Gerência e do Conselho nas ações de formação, empoderamento e capacitação com servidores públicos”.

Ele destacou ainda que tanto a Sejudh quanto o Conselho “vão poder deliberar quais os eventos que vamos apoiar e as ações que entrarão no planejamento. O CEDS tem um papel importante não só de fiscalizar e fazer parte desse controle social de políticas públicas junto à Sejudh, mas de deliberar quais as prioridades e ações que a GLOS vai tomar nos próximos dois anos”.

Gleison Oliveira, um dos conselheiros empossados hoje, retornou ao Conselho e afirmou que “estou aqui para ajudar, mais uma vez, na luta contra LGBTfobia no Estado, a fim de que tenha ainda mais dignidade para todas, todos e todes. Como conselheiro, pelo segmento gay, irei lutar para que toda limitação impetrada pela sociedade lgbtfóbica e gayfóbica seja derrubada, para que novas políticas públicas sejam implantadas e trabalhar na manutenção e melhoria das já existentes”.

Defesa de direitos - O CEDS é um órgão colegiado que tem participação conjunta entre governo e sociedade civil, cujo objetivo é a promoção de políticas públicas destinadas às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTI+), além da defesa dos direitos, definição de prioridades e controle de ações voltadas à comunidade.

O Conselho Estadual da Diversidade Sexual é constituído por membros da sociedade civil e de órgãos do Executivo estadual: Sejudh, secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa), de Educação (Seduc), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Cultura (Secult), e Universidade do Estado do Pará (Uepa).