Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Sudeste paraense recebe investimento para o agronegócio 

O governo do Estado entregou novas viaturas para os trabalhos de campo da Adepará

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
22/02/2022 23h55

Os municípios de Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu e Eldorado dos Carajás receberam novo aporte de investimento para o agronegócio local. O governo do Estado entregou novas viaturas para os trabalhos de campo da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará do Pará (Adepará), nesta terça-feira (22), durante agenda do chefe do executivo em Conceição do Araguaia. 

O investimento na nova frota facilitará diversas atividades da Agência de Defesa, entre as quais a contagem de rebanho, a vacinação assistida de trânsito agropecuário, vigilância agropecuária e a inspeção de produtos de origem animal e vegetal.

Os novos veículos entregues para a Adepará fazem parte da reestruturação da frota da Agência, que ao final terá 105 viaturas novas exclusivamente para atividades de campo, sendo 90 veículos modelo Pickup 4x4 e 15 veículos modelo Duster. 

"O agronegócio é uma das principais vocações do nosso estado, seja na pecuária, seja com as plantações de grãos. O agro tem sido um sustentáculo para a economia paraense e não tenho dúvida de que o Pará será uma grande fronteira agrícola produzindo alimentos e, consequentemente, gerando empregos e renda. Portanto, temos trabalhado e investido nos órgãos do agro para potencializar cada vez mais o nosso agronegócio, porque queremos que o Pará seja uma referência para o Brasil.", explicou o governador Helder Barbalho, durante o ato de entrega das novas caminhonetes para os gerentes regionais da Adepará.

Desenvolvimento - A Adepará realiza a defesa agropecuária de propriedades rurais, tanto da parte vegetal, que são as plantações, como a de pecuária, que contempla a reprodução de carne e leite. 

"A Adepará trabalha para que o nosso rebanho seja de qualidade e ganhe cada vez mais novos mercados. Assim, as novas viaturas proporcionam a proximidade dos servidores estaduais com os produtores rurais. Além disso, também estamos reservando um local para a construção de uma nova sede da aqui em Conceição do Araguaia. Esses investimentos só proporcionam melhorias para a economia agropecuária do nosso município", avaliou o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins.

Esse aporte de investimento no setor produtivo paraense proporciona melhor estrutura para que a Agência de Defesa possa chegar até as propriedades mais distantes para atender os produtores rurais e, por conseguinte, garanta uma defesa agropecuária mais forte e uma agroprodução livres de pragas.

A atual meta da Agência de Defesa Agropecuária do Pará é tornar-se a referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários, com preservação do meio ambiente e garantindo a competitividade do agronegócio paraense.

Para o gerente Regional de Marabá, zootecnista Geraldo Jota, considerada uma das regionais mais estratégicas, devido sua localização geográfica, sendo via de escoamento para todas as regiões do estado, o investimento em nova frota contribui diretamente para o desenvolvimento do agronegócio local e estadual.

"Nesse contexto, a Adepará realiza a defesa agropecuária de frigoríficos, de portos, de plantações, de casas agropecuárias, de leilões, entre outros. Assim, regulariza roda essa cadeia produtiva do Pará, desde a sua origem até a comercialização final para que o consumidor tenha à mesa produtos de qualidade. E, para realizamos essas ações, a estrutura de viaturas é indispensável para nosso trabalho diário", detalha Geraldo Jota.

Essa é considerada a oitava entrega de viaturas para a Agência. A previsão é que até março de 2022 a renovação da frota esteja completa. Para a gerente regional de Redenção, Daniella Dias, a qual já recebeu no total cinco caminhonetes, os novos veículos proporciona mais proximidade entre os produtores e a Adepará, facilitando consequentemente, os procedimentos para ambos.

Na regional Redenção temos mais de 8.300 propriedades rurais contando com um rebanho de mais de 2 milhões e 500 mil cabeças. Temos também um grande avanço, na área da defesa vegetal, com o crescimento das lavouras de soja da nossa região. Portanto, as novas viaturas possibilitam maior proximidade do servidor da Adepará junto ao produtor rural no campo, fazendo as fiscalizações, orientações, acompanhamento no qual o produtor necessita. Assim, nós daqui gradecemos ao governador Helder Barbalho e aos diretores da Adepará pela entrega de mais este novo veículo para regional Redenção", comemora a gerente.

Para o diretor geral da Adepará, Dr. Jamir Paraguassu Macedo, os investimentos no agro contribuem para o desenvolvimento do estado e para a geração de empregos e renda para a população : A nova frota para a Agência de Defesa contribuirá para os trabalhos de defesa e inspeção do campo e, consequentemente, para o desenvolvimento do agronegócio do nosso estado, um setor que gera muitos empregos e renda para a nossa população. Além disso, proporciona mais segurança para nossos servidores e um atendimento mais próximo dos produtores rurais. Portanto, esse investimento fortalece o nosso programa de Defesa agropecuária, garantindo a sanidade da agropecuária paraense e desenvolvendo a economia da nossa região".

SERVIÇO

A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o (91) 99392-4264