Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPANSÃO

Com agência inaugurada em São João do Araguaia, Banpará já atende 128 municípios paraenses

Por Carol Menezes (SECOM)
22/02/2022 17h54

O Banco do Estado do Pará (Banpará) segue sua expansão rumo à cobertura total dos 144 municípios do Estado e, a partir de hoje, 22 de fevereiro, alcança oficialmente a marca de 128 cidades paraenses, a partir da inauguração da primeira agência bancária de São João do Araguaia, onde mais de 14 mil moradores deixam de precisar sair para outra cidade em busca de serviços bancários. O governador Helder Barbalho participou da solenidade de inauguração, realizada esta manhã. 

Localizada na Av. Belém, no bairro Centro, entre a rua Boa Vista e a rodovia Pedro Carneiro (PA-405), trata-se da 40ª agência entregue desde janeiro de 2019, e a unidade de número 147 em todo o Pará. Com um total de cinco funcionários, o Banpará de São João do Araguaia oferta todos os serviços disponíveis em outras agências, como abertura de contas, atendimento ao público em geral, produtos de investimento e serviços de crédito - consignados municipal e Estadual, Banparacard, Crédito Rural, Crédito Imobiliário, diversas linhas PJ, Credicomputador, Antecipação de Imposto de Renda, Sazonal, Banpará Comunidade -, além de serviços de caixa eletrônico e caixa presencial. O horário de funcionamento é de 9h às 14h, com autoatendimento disponível entre 8h e 18h.

"Estamos aqui entregando a 40ª agência nestes três anos de governo, a 4ª deste ano de 2022, chegando a 128 municípios para que isso ajude a cidade a crescer. E até o último dia deste mandato teremos cada cidade deste Estado com pelo menos uma agência do Banpará. Fiz questão de vir hoje aqui porque compreendo que o Banco do Estado é uma agência de desenvolvimento, que chega para ajudar o município a crescer e se desenvolver. Tudo o que a maior agência de Belém ou de Marabá oferece também estará disponível na unidade de São João do Araguaia", destacou o chefe do Executivo Estadual, após conhecer as instalações do novo prédio, onde foi recebido pela presidente da instituição bancária, Ruth Pimentel Méllo.

"Não é apenas uma inauguração e sim uma inserção de toda a população aos serviços bancários, a melhorar a economia e à inserção social. O Banpará faz parte da história e da vida do Estado, e é preciso que esteja o banco em todos os locais para servir a população", reforça.

A prefeita de São João do Araguaia, Marcellanne Cristina, confirmou que a abertura do Banpará deve impulsionar a economia da cidade. "É um sonho, a história da cidade com certeza passa a se dividir entre o antes e o depois do Banpará, que vem fortalecer todas as nossas cadeias, nosso agricultor, pescadores e pecuaristas, que são os atores que sustentam nossa economia local. O funcionário público deixa de ir para outra cidade vizinha sacar e consumir. É uma conquista deste governo, que a gente só conseguiu pelo apoio do governador Helder Barbalho, e a ele, nossa gratidão", reconhece a gestora pública.

No Estado, o banco com maior número de agências é o Banpará. A pandemia impulsionou o fechamento de agências bancárias em todo o país - segundo o levantamento do Banco Central (BC), 18.302 encerraram as atividades até o final de 2021. Na contramão desse cenário, o Banco do Estado do Pará ampliou a atuação nos municípios, considerando as necessidades das pessoas ocasionadas pela Covid-19. Com isso, a instituição financeira se destacou no levantamento ocupando a 9ª posição em crescimento do número de agências no país.