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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Semas e Senac capacitam servidores para aprimorar atendimento ao público

A iniciativa envolve a comunicação assertiva, postura profissional, entre outros temas, voltados para a equipe de administrativos, técnicos e gerentes

Por Aline Saavedra (SECOM)
22/02/2022 17h30

Um curso de Excelência no Atendimento, para qualificar servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no aprimoramento do atendimento ao público, interno e externo, e ainda gerar uma visão mais humanizada do serviço público, está sendo realizado no auditório da sede da Semas. A abordagem, ministrada por integrante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), envolve a comunicação assertiva, mediação de conflitos, postura profissional e outros temas. O curso, que se encerra na sexta-feira, 25, tem participação de cerca de 35 servidores, entre administrativos, técnicos, gerentes e outros funcionários públicos da instituição.

A instrutora, administradora especializada em marketing, do Senac, Zail Maia, avalia que o curso visa ao favorecimento e aprimoramento do relacionamento com o cliente, o usuário do serviço ambiental, na busca da melhoria da qualidade no atendimento. “A turma é bem participativa, interage, busca o conhecimento e elementos para proporcionar um atendimento com qualidade”, destaca ela.

Servidora da Diretoria de Fiscalização, Pâmela Ribeiro, disse que o curso está muito interessante e bem aproveitado. “Todos os participantes têm se envolvido nas atividades e os conteúdos são bem pertinentes, problemas e soluções desses conflitos, atendimento ao público e a relação profissional interna são bastante enfatizados”, declara.

Rita Athayde, da Gerência de Atividades Agropecuárias (Geagro), afirmou que o curso de Excelência no Atendimento é muito bom. “Trouxe para gente melhores formas de atender, tanto o usuário externo como o interno, além das noções de ética no trabalho, no atendimento com tolerância, paciência e não misturar nossos problemas no momento do trabalho, saber administrar as soluções dos conflitos”.

O fiscal do curso oferecido aos servidores, pela Gerência de Treinamento, Desenvolvimento e Avaliação (GTDA), da Semas, Alexandre Bezerra, orientou que esse de Excelência em Atendimento faz parte do Projeto de Valorização do Servidor desenvolvido pelo órgão ambiental.

“Apesar de alguns participantes não trabalharem diretamente com o público externo, há o relacionamento interpessoal entre os profissionais do órgão”. Ele também informa que outros cursos serão ministrados a servidores da Semas neste semestre, pelo Senac: Liderança Coach e Gestão de Pessoas e outro de Recepção e Telefonia.