Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESULTADOS

Igeprev lidera ranking de resposta aos cidadãos no sistema e-SIC

A eficiência do Instituto resulta de investimentos em capacitação em mecanismos de transparência

Por Governo do Pará (SECOM)
22/02/2022 17h14

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) está em primeiro lugar no ranking dos órgãos mais eficientes nas respostas às demandas de cidadãos, recebidas pelo sistema e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão). O ranking foi divulgado pela Auditoria-Geral do Estado (AGE) nesta terça-feira (22).

Ranking divulgado pela AGEDesenvolvido com o objetivo de facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas, o e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informações para órgãos e entidades da administração pública wstadual. Por meio do sistema é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, além de apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas.

Em 2021, foram recebidas 4.277 solicitações, e 61 órgãos/entidades foram demandados. O Igeprev foi o terceiro órgão com mais demandas: solicitações, todas respondidas dentro do prazo.

O critério utilizado para a classificação dos órgãos e entidades da administração estadual levou em conta as demandas integralmente respondidas no prazo, as integralmente respondidas fora do prazo e as respondidas parcialmente.

De acordo com o auditor-geral do Estado, Rubens Leão, é importante que cada ente analise o quadro de desempenho. “Aqueles que estão no primeiro plano que mantenham a performance, e os demais, que envidem esforços na busca de mecanismos que possibilitem o atendimento, no prazo, das demandas que lhes são encaminhadas”, explicou, em comunicado oficial.Sede do Igeprev, em Belém: Instituto vem se destacando em mecanismos de gestão

Política de investimentos - O Igeprev é a autarquia gestora do Regime Próprio de Previdência Social do Pará, que conta com aproximadamente 51 mil segurados. Compete ao Instituto processar a concessão e o pagamento dos benefícios previdenciários aos servidores inativos do Estado e aos seus dependentes.

Para o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, o reconhecimento é reflexo da política de investimentos em capacitação em mecanismos de transparência. “O Igeprev tem sua própria ouvidoria e investe na estruturação de controles internos, visando à transparência, à eficiência e ao respeito ao cidadão”, informou.

Em dezembro de 2021, o Instituto foi certificado como Nível II no Pró-Gestão RPPS, programa do Ministério do Trabalho e da Previdência que confere quatro níveis de certificação para os RPPS que atingirem metas de boas práticas de gestão.

Texto: Augusto Rodrigues - Ascom/Igeprev