Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO

Canaã dos Carajás e Soure definem preparativos para etapas regionais do Joapa

Os atletas vão disputar as modalidades futsal, voleibol, handebol, basquetebol, tênis de mesa e futebol de areia

Por Governo do Pará (SECOM)
18/02/2022 20h14

Representantes esportivos das Regionais Carajás e Marajó II, dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), se reuniram na manhã desta sexta-feira (18), nos municípios de Canaã dos Carajás, na região Sudeste, e Soure, no Arquipélago do Marajó, para definir a mobilização para o evento esportivo, realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). 

O objetivo foi repassar informações, esclarecer questionamentos e debater estratégias para a continuidade do cronograma dos jogos. Em Canaã dos Carajás, participaram gestores dos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia, além de Cannã.Gestores de vários municípios participaram das reuniões em Canaã e Soure

"Hoje marca o retorno dos Jogos Abertos do Pará à região de Carajás, já que a última edição ocorreu em Marabá, em 2015. O município-sede, Canaã dos Carajás, apresentou uma excelente infraestrutura esportiva, bem como os 13 municípios desta Regional demonstraram muito interesse em participar", ressaltou João Carmo, coordenador do Joapa.

Motivação - Na preparação das cinco modalidades, entre as seis pertencentes nesta 11ª edição dos jogos, Rafael Leal, secretário Municipal de Esporte de Bom Jesus do Tocantins, contou que a distância - aproximadamente 300 km de distância de Canaã - não será um entrave ao desempenho das equipes.

"Estamos nos preparando há algum tempo em cinco modalidades para participar do Joapa. Mesmo enfrentando a dificuldade da distância, todos estão entusiasmados. O município detém o título de campeão na modalidade voleibol pelos Jogos Estudantis, e vamos em busca do título de campeão pelo Jogos Abertos do Pará", disse o secretário. A fase Regional de Carajás dos Jogos Abertos do Pará está marcada para o período de 11 a 15 de maio.O evento esclarece dúvidas sobre a realização dos Jogos

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) de Canaã dos Carajás, Antônio Carlos Ribeiro, "o sentimento é de felicidade por receber esta edição. Estamos nos preparando para recepcionar as delegações dos municípios participantes desta Regional, tendo o cuidado no preparo de tudo, pois valorizamos muito o esporte. Sabemos o impacto que causa não somente em nossa cidade, mas em todas as que irão participar. A parceria entre o governo do Estado e prefeituras, por meio da Seel, vem para solidificar as práticas esportivas".

Regional Marajó II - Em Soure, a mobilização reuniu gestores da cidade-sede e dos municípios de Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Salvaterra. Nas reuniões foram abordados assuntos relacionados ao regulamento, atletas, documentos necessários para a adesão ao evento e arbitragem. A Regional desta localidade será disputada de 15 a 19 de junho.

O Joapa é um grande evento esportivo, direcionado aos atletas dos municípios do interior do Pará. Os atletas disputam as modalidades futsal, voleibol, handebol, basquetebol, tênis de mesa e futebol de areia, nas categorias masculino e feminino.

Texto: Ascom/Seel