Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Artesãos de Belém conhecem aplicativo de estímulo à comercialização de itens em desenvolvimento pela Sedeme 

Por Igor Nascimento (SEDEME)
18/02/2022 17h12

Para potencializar a comercialização do artesanato produzido no Pará nacional e internacionalmente, considerando a relevância do setor para a renda das famílias paraenses, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) está desenvolvendo uma plataforma que irá colaborar com a visibilidade e, consequentemente, com as vendas do que é produzido por artesãos e artesãs em todo o Pará: o app ArteAma. 

O desenvolvimento da plataforma foi o tema de encontros, realizados nesta sexta-feira (18), na sede da Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci (Soami), em Icoaraci, e na EETEPA Anísio Teixeira, no bairro do Umarizal. Na ocasião, a interface, as funcionalidades e o sistema de vendas via aplicativo foram apresentados a dezenas de artesãos e artesãs que buscaram mais informações sobre o projeto, demonstraram entusiasmo com a novidade, prevista para entrar no ar em março de 2022, e já aproveitaram para realizar pré-cadastro no aplicativo. 

A iniciativa, que atende uma demanda antiga dos artesãos, reforçada pela Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Pará (Facapa), tem o objetivo de fortalecer as atividades do setor no Estado, que conta hoje, segundo estimativas da Federação, com mais de 200 mil profissionais em atividade. 

Funcionamento - Após o cadastro no aplicativo, os artesãos e artesãs terão seus produtos expostos de forma permanente e gratuita, em uma plataforma que poderá ser amplamente acessada, aumentando de forma exponencial o alcance dos produtos do artesanato paraense. No app, as vendas serão realizadas de forma 100% digital e a entrega dos produtos operacionalizadas via Correios. 

Também fazem parte da estratégia a oferta de cursos de qualificação para os artesãos, incluindo consultoria para a exposição de produtos nas redes sociais, cursos de embalagem dos itens e demais formas de destacar a produção e a exposição dos produtos nas plataformas digitais.

Anadelia Aguiar, secretária adjunta de gestão administrativa da Sedeme, destaca que o aplicativo está sendo desenvolvido com um cuidado especial para fortalecer o setor do artesanato no Estado. “Esse aplicativo está sendo criado pela Sedeme, por determinação do governador Helder Barbalho, para facilitar o contato do consumidor com os produtos dos artesãos, em uma plataforma de vendas em que clientes de outros Estados e até de fora do país consigam conhecer mais sobre o artesanato aqui do Pará, sem sair de casa. Com isso, queremos potencializar os resultados, ampliar o alcance do que produzimos, da nossa cultura que é muito rica, e divulgar isso de uma forma mais eficaz. Queremos destacar a importância desse diálogo com os artesãos em momentos como esse, porque sabemos que esse processo de digitalização é desafiador, mas juntos vamos conseguir implantar esse projeto que estamos desenvolvendo com muito carinho para trazer inúmeros benefícios ao setor, alinhados a uma tendência mundial”, explica.

Para o adjunto da Seaster, Miriquinho Batista, que também esteve presente nos encontros, o aplicativo não só incentiva a comercialização, mas também estimula a legalização dos profissionais. “Estamos aqui para ressaltar também a importância da legalização desses profissionais por meio dessa política que é uma iniciativa do Estado, que vai estimular ainda mais as atividades dos artesãos paraenses, portanto, a nossa presença, assim como da Sedeme, é a presença do Estado, que já está melhorando a vida dessa categoria”, frisa.

Reconhecimento - De acordo com o presidente da Facapa, Mestre Darlindo Oliveira, o projeto ArteAma vai ao encontro de um anseio da classe produtiva do artesanato, que há muito tempo vem buscando formas de reconhecimento e ampliação de alcance junto à sociedade. “Nós vemos essa ferramenta que está sendo disponibilizada pelo governo do Estado para a nossa categoria com bons olhos, porque vai permitir que a gente realize as vendas online, sem precisar sair de casa, portanto, para nós, isso é muito importante pois, agora que estamos completando 11 anos de Federação, ficamos muito gratos em sermos reconhecidos pelo governo, que está atuando pela melhoria da vida do artesão. Eu agradeço muito à equipe do governo que está nos proporcionando esse tipo de ferramenta para que a gente tenha mais espaço e possibilidade de sobreviver com dignidade'', declarou.