Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM XINGUARA

Equipe técnica da Seel faz vistoria em espaços esportivos para os Jogos Abertos do Pará

Foram verificadas sete escolas municipais, com salas climatizadas, quadras cobertas, além do ginásio municipal da cidade

Por Luana Laboissiere (SECOM)
18/02/2022 08h03

Mais uma visita técnica foi realizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para os Jogos Abertos do Pará, o Joapa. Desta vez, o município de Xinguara, sede da Regional Araguaia, recebeu a equipe da Secretaria, na última quinta-feira (17), para vistoriar os possíveis locais esportivos onde deve ocorrer o evento esportivo.

Foram verificadas sete escolas municipais, com salas climatizadas, quadras cobertas, além do ginásio municipal da cidade. Nesta regional serão 15 municípios envolvidos. 

"A visita técnica em Xinguara foi considerada muito boa, o município possui bons espaços esportivos e alojamentos para sediar a Regional Araguaia do Joapa. Tivemos uma conversa muito boa com o prefeito, seu vice e secretário municipal de esporte, que se mostraram muito empolgados e se colocaram à disposição para fazer os devidos ajustes nos locais de competição que o caderno de encargos solicita", disse Jesus Cruz, técnico de Gestão de Esportes da Seel. 

Participaram das visitas, além do prefeito, Moacyr Faria, o vice-prefeito, Vilmones da Silva; o secretário de Esporte, Gleivan da Silva; o vereador José Rosa da Silva; e a chefe de gabinete da Seel, Isa Simei. 

Durante a visita, os servidores da Seel se reuniram com o prefeito no intuito de expor e explicar o caderno de encargos do Joapa. No documento entregue aos gestores municipais, constam as atribuições tanto da Secretaria, como também da Prefeitura. 

"Foi um prazer imenso receber esta equipe e colocar a cidade à disposição para este importante evento, onde receberemos  atletas de 15 municípios. O esporte é vida, é saúde, meio onde conseguimos tirar os jovens das ruas. Desejamos muito sucesso para este evento", disse o prefeito Moacyr Faria. 

A próxima etapa na cidade sede será a reunião de mobilização, marcada para o dia 18 de março. Na oportunidade, cada representante esportivo dos municípios desta Regional estará em Xinguara para tirar as principais dúvidas sobre o Regulamento Geral dos jogos. 

Seguindo o calendário de visita técnica, a próxima cidade a ser vistoriada será em Breves, pertencente à Regional Marajó II, no próximo dia 23 de fevereiro. 

 

O Joapa

O Projeto Jogos Abertos do Pará teve início no ano de 2005, com o objetivo de promover a interiorização das ações do Governo do Estado como forma de democratização das ações da Secretaria. Além disso, massificar o esporte amador nos municípios paraenses descentralizando as atividades e eventos, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, valorizando a identidade local, contribuindo com a cultura de paz e o convívio comunitário, assegurando, assim, à população paraense, o direito de vivenciar e participar deste grande evento esportivo, ampliando, dessa forma, o acesso ao esporte e ao lazer.

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel