Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Emater reforça assistência técnica e extensão rural na região do Tapajós com novos veículos

Por Governo do Pará (SECOM)
17/02/2022 22h33

Os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Jacareacanga e em Novo Progresso, na região de integração do Tapajós, passam a contar com um novo veículo cada, para reforçar o atendimento ao público da agricultura familiar nos dois municípios. O ato de entrega das duas camionetes ocorreu nesta quinta-feira (17), em Itaituba, pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e pelo presidente da Emater, Rosival Possidônio.

"Quero dizer que estamos aqui para ajudar o produtor rural e todos que trabalham no campo. É dessa forma que vamos continuar trabalhando para ajudar o povo do Pará, a população de Itaituba,  Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, todo o povo do oeste", afirmou o chefe do Executivo.

Em Jacareacanga, o escritório da Emater atende a 361 famílias em 10 comunidades e em 17 aldeias. Em Novo Progresso, são assistidas 293 famílias em 20 comunidades. “Esses novos veículos irão, com certeza, ampliar o atendimento dos nossos técnicos nestes dois municípios, utilizando esses veículos para chegar a localidades de difícil acesso. Agradeço à sensibilidade do governo estadual e ao empenho da nossa diretoria executiva em viabilizar essas duas camionetes, e com isso, quem ganha, é o agricultor familiar rural”, disse Nazaré Dergan, supervisora regional do Tapajós. 

Natural de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Martinho Paulo Heinle, 50 anos, se fixou com a família em Jacareacanga em 2003, onde produz milho, melancia, macaxeira, e laraja e limão taiti um pequeno pomar, e cria peixe em sua propriedade no km 20 da rodovia Transamazônica. Com o auxílio da Emater, seu Martinho comercializa o milho a melancia para o município através de Programa Nacional de Alimentar Escolar (Pnae). 

“O apoio da Emater é de grande importância, pois na agricultura precisamos estar sempre atualizados, com novas tecnologias e o aprimoramento das atividades sempre buscando inovar. E foi com a assessoria do técnico Raimundo Delival que nós, agricultores, pudemos acessar o Pnae”, ressaltou o produtor .

Presente ao evento, o prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco pontuou que "só de convênio com o Estado, o município conta com mais de 70 milhões em investimentos em asfalto, escolas, obras na rodovia Transamazônica, na maternidade, que era anseio da população, além do Hospital Regional que salva muitas vidas. Por tudo isso, o governador deve ser respeitado".

Para o titular da Emater, o momento é de celebração. “Isso mostra a importância que o governador dá para o fortalecimento das instituições do setor agrícola. Isso é parte de um processo para subsidiar melhor nossos colegas nos municípios, permitindo a qualidade e ampliação do atendimento ao nosso público-alvo”, destacou Rosival Possidônio.

Texto: Paula Portilho (Ascom Emater)