Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA

Ritmistas animam ambiente de hemocentro e incentivam a doação de sangue

Agremiação do "Quem São Eles" levou a mensagem de incentivo à doação para servidores, voluntários e visitantes nesta quinta-feira (17)

Por Vera Rojas (HEMOPA)
17/02/2022 13h30

Na manhã desta quinta-feira (17), a Fundação Hemopa recebeu ritmistas da Escola de Samba Império de Samba "Quem São Eles", que percorreram os três pisos do hemocentro coordenador, no bairro de Batista Campos, em Belém, para alegrar ainda mais o ambiente e levar a mensagem de incentivo à doação  de sangue para servidores, voluntários e visitantes. A ação faz parte da programação de fevereiro voltada para campanha “Neste carnaval, caia na folia que salva vidas. Doe sangue”, que vai até final deste mês.

O grupo da agremiação carnavalesca foi recepcionado e conduzido pela gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, que acompanhou a visita interna, visando, sobretudo, estimular a participação dos servidores do Hemopa no engajamento à campanha voltada para esse segmento, dia 22, que tem como slogan : “Servidor Doador Sangue Bom”.

Para o diretor de bateria do "Quem São Eles", Pedro Paulo dos Santos Junior, a parceria com a Fundação Hemopa tem caráter humanitário e social. “Isso é muito importante pelo momento de pandemia em que estamos atravessando, com a perda de vidas. Nós, do Quem São Eles, e o Hemopa, estamos juntamos nessa ação. Sempre vamos unir forças para ajudar os que precisam de doação de sangue, que salva muitas vidas”.

Juciara Farias agradeceu a cada participante da ação de hoje. “É dessa forma que vamos reverter esse quadro de desafios para manter o estoque regular de sangue: com parcerias que salvam vidas. Obrigada, 'Quem São Eles'”.

Parcerias

Até o momento, o Hemopa já firmou parcerias com as seguintes agremiações carnavalescas: Escola de Samba Quem São Eles, Grêmio Recreativo Carnavalesco Cultural Os Colibris, bairro Maracangalha; Associação Carnavalesca Bole-Bole, do Guamá; Escola de Samba da Matinha; Grêmio Recreativo Carnavalesco Cultural Piratas da Batucada, bairro da Pedreira; Embaixada de Samba do Império  Pedreirense, bairro da Pedreira; Grêmio Recreativo Cultural Deixa Falar, da Cidade Velha; Associação Carnavalesca Xodó da Nega, da Cremação.

A titular da Gecad informa que instituições públicas ou privadas, interessadas em compor parceria em prol da doação de sangue no Pará devem entrar em contato pelo telefone: (91) 3224-5048, de segunda a sábado, de 8h às 17h.

Seja um doador - A doação de sangue é simples e não causa nenhum prejuízo ao organismo. Para doar é necessário seguir critérios básicos:

- Estar muito bem de saúde.

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária);

- Pesar mais de 50kg;

- Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve Covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.