Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Obras de reconstrução do cais de Tucuruí seguem avançando

O projeto inclui urbanização de espaços de convivência, construção de edificações, com redes elétricas e hidrossanitárias, e demais estruturas de concreto.

Por Carol Menezes (SECOM)
11/02/2022 17h46

Iniciada há pouco mais de três meses, as obras no cais municipal de Tucuruí alcançaram 16% do cronograma de execução e continuam avançando para que o turismo seja, cada vez mais, uma forte atividade econômica na região. O projeto inclui urbanização de espaços de convivência, construção de edificações, com redes elétricas, hidrossanitárias e demais estruturas de concreto.

Tudo foi elaborado com o objetivo de atender melhor a população e seus visitantes, por ser um dos pontos principais de fomento ao lazer, à cultura e ao turismo da cidade. As obras são executadas ao longo de 1.356,91 metros, contemplando paisagismo, pavimentação asfáltica, drenagem e outras melhorias.

Rogério Dias Assis, engenheiro responsável pela obra, explica que a construção foi dividida em três partes. "Estamos fazendo os prédios, a preparação para construir a praça e o anfiteatro. Em seguida, vamos fazer o lago, os mirantes. Nesse meio tempo, demos uma pausa por causa das cheias dos rios. Já fizemos também uma obra de revitalização de uma parte que já existia do cais, onde era piso cimentado vai entrar piso de ladrilho hidráulico, acabamento em porcelanato, vai ter guarda-corpo com vidro temperado, de inox, traremos de volta a locomotiva, vai haver um movimento cultural à disposição", detalha.

O armador Erivaldo Pereira Sacramento atua na obra e, como filho de Tucuruí, se diz feliz de fazer parte de uma reconstrução que vai deixar a cidade ainda mais bonita. As intervenções também significaram o retorno ao mercado de trabalho para ele, que estava atrás de uma oportunidade. "Vai ficar bonito, é coisa de primeiro mundo, vou ter orgulho de dizer que fiz. Quero ver logo tudo pronto!", conta, sem esconder a expectativa.