Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONJUNTO DE OBRAS

Estado amplia investimentos em Tucuruí com a reconstrução da Feira Municipal

Governador Helder Barbalho assinou convênio para reconstruir e ampliar o espaço de fomento à economia e de valorização da história do município

Por Lilian Guedes (SECTET)
10/02/2022 20h48

Todo o espaço da Feira Municipal passará por amplo projeto de revitalizaçãoO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), firmou na tarde desta quinta-feira (10) um convênio para viabilizar obras de reconstrução, ampliação e urbanização da Feira Municipal de Tucuruí, município do sudeste paraense. A assinatura do convênio contou com as presenças do governador Helder Barbalho e do secretário adjunto da Sedop, Arnaldo Dopazo.

“A assinatura de mais um convênio, em que o município de Tucuruí está sendo contemplado com aproximadamente R$ 20 milhões para a nova feira e o mercado da cidade, se soma às obras que estão ocorrendo da nova orla do município, fortalecendo a parceria com a cidade”, frisou Helder Barbalho.

A Feira Municipal, no núcleo urbano de Tucuruí, funciona há mais de 30 anos, e faz parte da história e da economia da cidade. Como espaço para escoamento da produção agrícola familiar da região, a reconstrução da Feira terá impacto direto na economia, além de proporcionar melhorias nas condições de higiene dos produtos oferecidos à população, e no local destinado aos trabalhadores.

Feirante Cristiane Araújo aprova a reconstrução Expectativa - A feirante Cristiane Araújo, que trabalha na feira há 20 anos, aguarda ansiosa a reconstrução do espaço. “Estou muito feliz com essa obra. Estávamos precisando muito. Espero que fique maravilhosa, para que possamos trabalhar em um ambiente melhor e receber as pessoas. Que esse ano seja de muitas bênçãos”, disse Cristiane.

O projeto está dividido em cinco módulos, e prevê a instalação de novo piso, troca de revestimento e do forro, instalação de laje, execução das redes hidráulica, sanitária e elétrica, e ainda de toda a drenagem, além de outras intervenções.

Pavimentação - Durante a agenda de trabalho em Tucuruí, o governador Helder Barbalho visitou obras executadas pelo governo estadual no município, como drenagem e pavimentação asfáltica no bairro Palmares, dentro de um programa que inclui municípios da região de Integração Lago de Tucuruí beneficiados pelo Plano de Inserção Regional dos Municípios à Montante da UHE – Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pirtuc). As obras que vão melhorar o tráfego local já atingiram 50% do cronograma.Ruas do bairro Palmares que estão sendo asfaltadas na sede municipal

O chefe do Executivo estadual ressaltou outros investimentos,  como a Policlínica , na área da saúde, e o Terminal Pesqueiro, para fortalecimento da atividade na área do Lago de Tucuruí. “Vamos entregar a Policlínica do Lago de Tucuruí no mês de abril, e já iniciando, nos próximos dias, a licitação para construção do novo Hospital Regional de Tucuruí, e entregando ambulância para sete cidades, no movimento que permitirá que os 144 municípios sejam contemplados. Também iniciando as obras de terminais pesqueiros nos sete municípios que têm no Lago uma atração econômica, fortalecendo a pesca e a aquicultura. Portanto, ações que demonstram a preocupação e, acima de tudo, a presença do governo para ajudar essa região a crescer e se desenvolver”, destacou Helder Barbalho.

Governador Helder Barbalho em inspeção às obras em andamentoCais municipal - Iniciada há pouco mais de três meses, as obras no cais municipal de Tucuruí avançam, para que o turismo seja, cada vez mais, uma forte atividade econômica na região. O projeto, já com quase 25% dos trabalhos realizados, inclui urbanização de espaços de convivência, construção de edificações, com redes elétricas e hidrossanitárias, e demais estruturas de concreto.

O projeto de reconstrução e urbanização do Cais Municipal foi elaborado com o objetivo de atender melhor a população e seus visitantes, por ser um dos pontos principais de fomento ao lazer, à cultura e ao turismo da cidade. As obras são executadas ao longo de 1.356,91 m, contemplando paisagismo, pavimentação asfáltica, drenagem e outras melhorias.Policlínica do Lago de Tucuruí será entregue pelo governo do Estado em abril

Monitoramento pesqueiro - O Plano de Ordenamento dos Recursos Pesqueiros e Aquícolas do Mosaico Lago de Tucuruí coleta informações visando à construção de sete Unidades de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro nos municípios de Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Jacundá, Goianésia do Pará, Itupiranga e Nova Ipixuna.

O projeto prevê a construção dos galpões com estrutura metálica, instalações elétricas e hidrossanitárias, tubulações e laje de concreto armado.