Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGO

Sejudh participa de roda de conversa sobre dignidade menstrual para homens trans

Os participantes escutaram demandas e trocaram experiências em busca políticas públicas que amparem a dignidade menstrual

Por Gerlando Klinger (SEJU)
10/02/2022 18h54

A Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual (GLOS), vinculada à Secretaria de Justiça Direitos Humanos (Sejudh), atendendo ao convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), participou nesta quinta-feira (10) e mediou a roda de conversa sobre “Dignidade Menstrual para o público de homens trans e transmasculines". O objetivo foi promover o diálogo e elencar as principais demandas e dificuldades desse segmento no acesso a instrumentos necessários para um kit menstrual adequado aos ciclos de menstruação. A roda de conversa é um espaço de busca de dignidade para todas as pessoas que menstruam

O momento foi de escuta e troca de experiência entre os participantes, mas também de reflexão sobre a ausência de políticas públicas que amparem as demandas levantadas no debate, como "a dinâmica de confeccionar a pulseira que simboliza o período menstrual de cada um deles, e também o movimento global da luta contra a pobreza menstrual e a necessidade de políticas públicas que amparem a dignidade menstrual de todas as pessoas que menstruam", informou o gerente da GLOS, Rafael Carmo.

Participantes do evento liderado pelo UnicefEle destacou ainda que a roda de conversa tem um efeito multiplicador. "Foi aplicada com o intuito de despertar nesses jovens a sensação de pertencimento nessa luta, e agora eles passam a ser multiplicadores desse tema e protagonistas na luta por mais visibilidade desse assunto", acrescentou.

A Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual é vinculada à Coordenadoria de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos e à Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos.