Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISIBILIDADE

Coletivo feminino celebra com live Dia das Mulheres e Meninas na Ciência

Instituída pela ONU, a data integra o calendário de eventos de instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a promoção da equidade de gênero na ciência

Por Governo do Pará (SECOM)
10/02/2022 18h15

“A Astronomia por Elas: A Participação de Meninas e Mulheres em Atividades e Eventos Astronômicos” é o título do encontro virtual que o coletivo feminino Tainá-Kan realiza nesta sexta-feira (11), as 17 h, para integrar ações realizadas em alusão ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Instituída pela Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, a data de 11 de fevereiro passou a integrar o calendário de eventos de várias instituições de ensino e pesquisa, comprometidas com a promoção da equidade de gênero na ciência. A live do coletivo vai assegurar certificação aos participantes, mas não exige inscrição prévia.O coletivo Tainá-Kan é vinculado à Uepa) por meio do Centro de Ciências e Planetário do Pará

Em sintonia com o objetivo de dar visibilidade à participação das mulheres na produção científica e tecnológica, desde 2020 o Tainá-Kan, vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), realiza ações contínuas, utilizando principalmente as mídias sociais digitais para divulgar diversos temas relacionados à participação feminina na ciência, sobretudo nas áreas de Ciências Exatas, Naturais e da Terra.

A coordenadora do coletivo, professora Bianca Venturieri, conta que em março do ano passado o grupo realizou oficinas de robótica e construção de pipas, "para a formação das integrantes que irão desenvolver oficinas com estudantes do ensino fundamental e médio".

Projeto de extensão - Coordenadora e professora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uepa, Bianca Venturieri informa que este ano as oficinas de março serão realizadas no âmbito do projeto de extensão “Astrociência: Meninas na Ciência do Pará”, que ofertará 30 vagas para alunas do ensino fundamental e médio, para que elas desenvolvam atividades relacionadas à ciência com o coletivo.

Atualmente, o Tainá-Kan possui apenas integrantes da Uepa, mas está aberto à participação de mulheres cientistas de outras instituições, que se interessem pela popularização e divulgação da ciência voltada à inclusão de meninas.A data visa inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência

Pelo segundo ano consecutivo, o coletivo feminino e acadêmico realiza live nesta data, pelo canal do Planetário no YouTube e pela rede social Facebook, esperando o mesmo êxito do ano passado. Em relação à oportunidade de discutir a questão da equidade, Bianca Venturieri afirma que "nos últimos 15 anos a comunidade global fez um grande esforço para inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência. No entanto, elas continuam sendo excluídas de acordo com a ONU. Atualmente, mesmo com esse avanço, 30% de todas as alunas escolhem no ensino superior áreas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Portanto a criação da data tem por objetivo dar mais visibilidade e destaque para a pauta, visto que ainda são necessários esforços integrados para a participação igualitária das mulheres nas ciências".

Na Uepa, de acordo com dados sistematizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, hoje o número de mulheres em cursos de pós-graduação strictu sensu é maior quando comparado ao número de homens matriculados. Nos cursos de mestrado ofertados pela Uepa, há 322 mulheres e 259 homens. Já no doutorado são 91 mulheres e 40 homens, o que contabiliza um percentual de 58% de mulheres nesses cursos.

Serviço: Live “A Astronomia por Elas: A Participação de Meninas e Mulheres em Atividades e Eventos Astronômicos”. Dia 11 de fevereiro (sexta-feira), as 17 h. Mediadoras: Bianca Venturieri e Bianca Caroline.

Texto: Guaciara Freitas e Victor Sampaio - Ascom/Uepa