Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Iniciativas de sustentabilidade da Semas se tornam referência para a gestão estadual

Coleta seletiva e uso do biodigestor podem ser replicadas para outras instituições 

Por Aline Saavedra (SECOM)
07/02/2022 09h59

O descarte correto de rejeitos é uma das diversas maneiras de contribuir para o meio ambiente e possibilitar o desenvolvimento sustentável. No Pará, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) já oportuniza oficinas e projetos para a comunidade a fim de alcançar esse objetivo. O mais recente é o projeto "Eco Semas", que se encontra em período de instalação, e reúne diversas formas de sustentabilidade ambiental que já começaram a ser executadas.  A última é a substituição de lixeiras plásticas comuns para que seja feita a coleta seletiva de resíduos. A iniciativa já chamou a atenção de outras instituições da iniciativa governamental.

Após a sensibilização dos servidores, foi feita a troca das lixeiras comuns por 268 lixeiras tipo mix para todos os setores do prédio da Semas e também todos os seis Núcleos Regionais (Nures) presentes no interior do estado. Nestes recipientes são despejados, de forma separada, os resíduos mais produzidos nos setores administrativos (papel, plástico e lixo orgânico). Pelos corredores, as lixeiras tipo tubo recebem vidro, metal, resíduo orgânico, papel e plástico.

 As mudanças começaram a ocorrer na última semana. Os servidores também poderão fazer a coleta seletiva em suas residências e trazer os resíduos até a Semas para a destinação correta. O Instituto Alachaster é o parceiro da ação e irá recolher, semanalmente, os resíduos para que ocorra a destinação correta, e que podem ser utilizados em reciclagem, por exemplo. 

“A Semas possui diferentes estratégias para criar mecanismos colaborativos que garantam a preservação do meio ambiente de forma sustentável, como o projeto Eco Semas, até iniciativas de grande porte, como várias já realizadas pela Secretaria, a exemplo do Plano Estadual Amazônia Agora”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’ De Almeida. 

 "Praia limpa, praia linda"

Ainda no segundo semestre de 2021 a Semas realizou a ação de sustentabilidade “Praia linda, praia limpa” em Salinópolis e Mosqueiro, realizando o recolhimento de material (gestão adequada) para geração de renda de cooperativa, e ainda promovendo a feira do empreendedor sustentável para artesãos das duas localidades.

 “O nosso objetivo é de melhorar a dos resíduos e elaborar um manual de procedimentos para implantação de coleta seletiva para que possa ser replicada em outros órgãos e instituições interessadas e diminuir  a destinação incorreta”, disse Lilia Reis, diretora de Gestão Administrativa e Financeira que realiza o projeto.