Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Governo do Pará amplia pacote de ações para passageiros que fazem travessia Outeiro-Icoaraci-Belém

A construção de tendas nas áreas de travessias, instalação de banheiros químicos, e ampliação do número de embarcações estarão acessíveis à população a partir da próxima semana

Por Bruno Magno (SEOP)
06/02/2022 15h17

 

Com objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e agilidade nas viagens entre a ilha de Outeiro e Belém, o Governo do Pará, por meio dos órgãos de segurança, transporte e trânsito, anunciou um novo pacote de medidas durante reunião realizada neste domingo (06), em Belém. As ações foram tomadas para amenizar os impactos causados pela interrupção do tráfego sobre a ponte do Outeiro, que foi atingida por uma balsa no dia 17 de janeiro.

Entre as novas medidas tomadas pelo Estado estão a construção de tendas nas áreas de travessias, instalação de banheiros químicos, e ampliação do número de embarcações.

"Algumas ações de imediato já estão sendo tomadas para que a gente garanta o bem-estar da população e menos impacto na vida das pessoas. A partir de hoje (6), estaremos montando tendas para mil pessoas como uma área de espera de embarque, com mil cadeiras, banheiros químicos, com grades de proteção, tudo isso para termos uma melhor qualidade na prestação dos serviços. As tendas serão instaladas no trapiche de Icoaraci e na Sétima Rua, e na Brasília, em Outeiro. A ideia é garantir uma espera mais humanizada da travessia, bem como da redução das filas e o aumento na velocidade desses transportes”, detalhou o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, destacando que o Estado já procura outro espaço para ser utilizado na travessia de veículos e cargas.

Para melhorar o atendimento à população, o Estado também vai aumentar o número de viagens das embarcações que já fazem o trecho Outeiro-Belém, e disponibilizar um flutuante para ser colocado no Trapiche de Icoaraci, para garantir o atraque de novas embarcações.

"O flutuante de nove metros de largura e 45 metros de comprimento, vai fazer conjunto com o que já está instalado em Icoaraci para que possamos disponibilizar um novo navio com capacidade para mil passageiros, que fará a linha Icoaraci-Outeiro-Icoaraci. Essa nova embarcação deve ser colocada em horários de picos, entre 5h e 9h da manhã, e 17h e 21h. Além disso, a partir de terça-feira (8) vamos disponibilizar um novo catamarã, com capacidade para 300 passageiros, que será utilizado nos mesmos horários dos que já estão em linha. A partir da instalação do novo flutuante, vamos elaborar os novos horários para oferecer mais conforto e segurança aos passageiros. Nós estamos trabalhando no sentido de melhorar os serviços para população", explicou Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). 

Outra ação adotada pelo Governo do Pará é o aumento de efetivo policial nas áreas de embarque e desembarque de passageiros tanto no distrito de Icoaraci quanto no de Outeiro. "Na área da segurança pública, vamos reforçar o número de agentes de segurança e dos órgãos parceiros. Vamos ter aumento no número de policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito, no embarque e desembarque de passageiros. Isso será feito tanto na Sétima Rua, em Icoaraci, quanto no Trapiche de Icoaraci, e rua da Brasília, em Outeiro. Além disso, teremos 24h os serviços das ambulâncias do Samu próximo ao Trapiche de Icoaraci para atender as demandas que surgirem. A preocupação do Governo do Estado é minimizar o máximo possível os prejuízos da população de Outeiro devido ao abalo na ponte", informou o coronel Mascarenhas, secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup).

Medidas 

Além das medidas já tomadas para agilizar as travessias de Outeiro-Icoaraci- Belém, o Governo do Pará anunciou, mo dia 29 de janeiro, as obras de reconstrução da ponte do Outeiro. Será colocado um mastro de 50 metros, que permitirá a abertura de um canal de navegação de 100 metros, aumentando em 40 metros o espaço atual, que é de 60. 

Além do mastro, serão realizadas obras em todos os pilares da ponte, na pista de rolamento, no guarda-corpo, na sua estrutura em aço e nas passarelas para pedestres. O projeto da nova ponte contempla ainda a instalação de defensas nos pilares para impedir novos choques de embarcações. O tempo total para conclusão é de seis meses.