Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Cenas de Paz dá oficina de produção de material para Web na Usina da Paz na Cabanagem

Participantes aprendem com profissionais ligados à Funtelpa técnicas para desenvolver audiovisual e rádio, com noções de câmera, web e edição

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
05/02/2022 14h51

Kátia Souza já fez curso de Eco Bijuterias e agora está animada com o de produção para a Web: "pretendo fazer mais qualificações"Animada, a autônoma Kátia Souza, 40 anos, participa da primeira turma do projeto ‘’Cenas de Paz’’, que se iniciou na manhã deste sábado (05), na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado.

‘’Eu estou muito feliz e animada em poder participar desse curso, sempre quis aprender mais sobre esses assuntos principalmente sobre Web, esse é o segundo curso que estou fazendo aqui na Usina da Paz, o primeiro foi de Eco Bijuterias e ainda pretendo fazer mais qualificações’’, destacou Kátia, que é moradora do bairro da Cabanagem há 15 anos. 

Maicon Gomes é um dos oficineiros empenhados nas atividades, divididas em quatro módulos de 32 horas aula em cada um delesA ação se iniciou às 8h e segue até às 18h, por meio da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). O objetivo da atividade é levar conteúdos diversos de comunicação. Os participantes aprendem técnicas para desenvolver produtos de audiovisual e rádio, perpassando por noções de câmera, web e edição. 

‘’O curso será dividido em 4 módulos, de 32 horas aula cada. Hoje estamos iniciando o primeiro que é de Web, onde vamos falar sobre rede sociais, engajamento, produção de conteúdo para as redes sociais, utilizando o aparelho celular. É importante ressaltar que esse programa já vinha sendo realizado dentro do programa TerPaz, beneficiando os 7 territórios e agora também será ministrado nas Usinas da Paz’’, ressaltou o oficineiro Maicon Gomes.

Derike Sousa, 16 anos, é estudante do 1° ano do Ensino médio e disse que sempre quis fazer um curso voltado para a área de comunicação.

Derike avalia que o curso vai agregar aos seus conhecimentos: "Sempre quis realizar uma atividade nesta área, gosto muito de tirar fotos"‘’Eu utilizo bastante a internet e tenho certeza que esse curso vai agregar ainda mais aos meus conhecimentos, sempre quis realizar uma atividade nesta área, além disso também gosto muito de tirar fotos’’, disse o participante.

SERVIÇOS

A gerente geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira, falou sobre a importância deste projeto.   

‘’Estamos muito felizes porque a comunidade se apropriou do complexo e está utilizando os serviços que estão sendo ofertados, e com o projeto ‘Cenas de Paz’ não foi diferente, já que as 20 vagas ofertadas foram preenchidas rapidamente, é maravilhoso perceber que estamos beneficiando não só os moradores da Cabanagem, como também de bairros adjacentes’, disse Ivanilda. 

Gerente da Usina da Paz na Cabanagem, Ivanilda Vieira se sente gratificada pela comunidade se apropriar dos serviços oferecidosA pedagoga Marcineide Machado, 31 anos, relembrou como era o bairro da Cabanagem antes da chegada do TerPaz.

‘’Esse é um espaço de total importância aos moradores da Cabanagem, já que o nosso bairro sempre foi visto como uma área violenta, mas depois da chegada do TerPaz isso mudou, já que o programa nos trouxe diversos benefícios e com a Usina ficou melhor ainda. Eu estou extremadamente feliz em estar participando desse curso, porque é uma área que gosto bastante’’, concluiu a participante.

A USINA 

A Usina promove diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.