Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Estado e Prefeitura de Ipixuna do Pará firmam parcerias nas áreas de energia, transporte e mineração

Por meio da Sedeme, o município será beneficiado com energia elétrica e pela Ferrovia do Pará, e ainda fará parte do cadastro de aproveitamento de recursos minerários

Por Igor Nascimento (SEDEME)
02/02/2022 18h51

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) formalizou nesta quarta-feira (02) três importantes parcerias, que devem contribuir para o desenvolvimento econômico do município de Ipixuna do Pará, na região Nordeste. São três iniciativas destinadas a fomentar a economia da região: implantação de sistemas de energia elétrica em áreas carentes; passagem do traçado da Ferrovia do Pará pelo município e um Acordo de Cooperação Técnica destinado a integrar Ipixuna ao Cadastro Estadual de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (Cerm).O secretário José Fernando Gomes Júnior e o prefeito Artemes de Oliveira (c) com os documentos que oficializam as parcerias

O titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, e o prefeito de Ipixuna do Pará, Artemes Silva de Oliveira, formalizaram as parcerias em Belém, em reunião que contou com a presença de diretores da Secretaria.

Com a parceria, Ipixuna do Pará se integra ao Projeto Ferrovia do Pará - iniciativa estratégica da gestão estadual para melhorar o escoamento da produção de cargas gerais, como minerais, produtos agroindustriais e contêineres. A ferrovia vai ligar Barcarena, no Nordeste, a Bom Jesus do Tocantins, no Sudeste. Com o traçado passando pelo município, Ipixuna fará parte do sistema Cerm, no que tange às informações relacionadas ao processo de extração mineral e licenciamento ambiental das atividades de extração relacionadas pela Secretaria de Meio Ambiente municipal.

Neste sentido, o Acordo de Cooperação Técnica oficializa a integração do município ao sistema, estabelecendo a necessidade de treinamentos para a equipe da gestão municipal e, ainda, abrindo caminho para um trabalho voltado ao desenvolvimento de cadeias produtivas predominantes no ambiente econômico local. 

Energia - Para contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico da região, também foram assinadas autorizações para a implantação de sistemas de energia elétrica em seis comunidades - Boa Vista, Ramal do Tarzan, Curujinha, Comunidade Macedônia, Coera 01 e Tucumã -, com um investimento superior a R$1,6 milhão, no âmbito do Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS). 

“Hoje demos um passo importante para o desenvolvimento de Ipixuna, em um trabalho de parceria com a prefeitura, que basicamente oficializa a inclusão do município no traçado da Ferrovia do Pará, integralizando-o também ao Cerm. E ainda a autorização para as obras de implantação de sistemas de energia elétrica monofásica e trifásica em comunidades que não dispõem desse serviço. Mais uma vez o governo, por determinação do governador Helder Barbalho, leva a presença do Estado para um município que necessita de apoio, para que possa se desenvolver ainda mais”, ressaltou José Fernando Gomes Júnior.A reunião na sede da Sedeme resultou em várias conquistas para a população de Ipixuna do Pará

Conquistas - Para o prefeito Artemes Oliveira, a parceria com a Sedeme é muito proveitosa, pois permite o início de importantes projetos, que resultarão em avanços econômicos e sociais para Ipixuna. “Hoje assinamos aqui uma parceria importante, que é a autorização para que a Ferrovia do Pará possa transitar pelo nosso município. É uma conquista importante para a região. Também assinei, junto com o secretário, a autorização para as ações nas comunidades que agora vão receber energia elétrica, um sonho antigo de comunidades, que agora serão atendidas com a energia, algo tão esperado. Assinamos ainda um Acordo de Cooperação Técnica, para que possamos ter acesso às informações das atividades do setor mineral de forma mais completa, considerando que o nosso município é minerador, portanto é justo que a gente participe e tenha acesso às informações, para que as conquistas para Ipixuna sejam cada vez maiores e melhores. Agradeço ao secretário e ao governador Helder Barbalho por esse espaço e pela parceria com o município de Ipixuna”, frisou o gestor municipal.

De acordo com o diretor de Concessões da Sedeme, Wilton Teixeira, a reunião com o prefeito foi importante, pois “proporcionou a apresentação do projeto da Ferrovia do Pará e de todos os benefícios que o município terá com ele, destacando também os avanços que a iniciativa irá render ao Pará como um todo”. Ele destacou ainda que Ipixuna está inserida no contexto de desenvolvimento econômico do Estado, com a ligação ao eixo da Ferrovia do Pará. A assinatura da autorização é um passo importante para o andamento do projeto, que contempla 14 municípios paraenses.

Rafael Teixeira, diretor de Energia da Secretaria, informou que o trabalho que resultou na assinatura do acordo para as obras de implantação de sistemas de energia elétrica começou com o envio das equipes da Sedeme ao município, para realizarem um levantamento das principais necessidades locais e o mapeamento de onde o programa de energia poderia ser útil.

“Essa é uma iniciativa que nos foi demandada com o objetivo de viabilizar energia a essas comunidades de Ipixuna, que são carentes dessa infraestrutura na região. Nós, prontamente, enviamos nossos técnicos para analisar a situação, resultando agora na autorização para a instalação de redes de energia monofásica e bifásica, que beneficiarão de forma definitiva comunidades produtoras que necessitam deste serviço de forma essencial para sua atividade econômica”, explicou Rafael Teixeira.