Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Estado entrega cheques do programa Sua Casa para mais de 120 famílias de Peixe-Boi

Por Ronan Frias (DETRAN)
01/02/2022 16h30

O programa "Sua Casa" beneficiou, nesta terça-feir (1º), 123 famílias em vulnerabilidade social que moram na cidade de Peixe-Boi e na Vila de Tauarizinho, que pertence ao município, no nordeste do Estado. Os cheques do programa foram entregues pelo governador Helder Barbalho durante realização de agenda na cidade.

"O programa Sua Casa tem essa característica de ajudar as famílias que mais precisam e aqui estamos possibilitando que os moradores recebam essa ajuda para construir as casas com mais dignidade e estrutura", descreveu Helder Barbalho.

O investimento da gestão estadual para beneficiar os moradores foi superior a 960 mil reais. O recurso disponibilizado pelo programa "Sua Casa" tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. 

Para o prefeito de Peixe-Boi, Neto Cavalcante, a ação de hoje vai permitir que sonhos se realizem. "Os 123 cheques vão permitir que as famílias que não tinham moradia digna, agora possam ter e isso garante para nossa população a oportunidade de realizar o sonho da casa própria.

Dona Odaleia Fernandes da Costa foi selecionada e recebeu o benefício. A idosa de 73 anos conta que morava numa casa de barro. A partir da entrega de Hoje, a família vai poder morar em uma casa melhor. "Construir uma casa melhor é o meu sonho. Eu estava morando com a minha irmã. Meu coração tá ansioso porque vou realizar esse sonho", festejou a senhora.

O "Sua Casa" é gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). De acordo com o presidente da instituição, Orlando Reis, o momento da entrega dos cheques possui um significado importante para todos: "A entrega significa que as famílias vão poder construir e reconstruir as casas. Esse momento é tão aguardado por todos porque isso representa que a população acreditou e agora vai conseguir melhorar de vida".

O valor concedido pelo programa é de até R$ 21 mil. Segundo estimativas da Companhia de Habitação do Pará, Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado, em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil. 

No exercício de 2021, o investimento total com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 130 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 15.709 domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa tenha beneficiado mais de 78.500 pessoas no ano passado.

Sobre o programa:

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Para se inscrever no Sua Casa é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos, não possuir outro imóvel, ser maior de 18 anos ou emancipado, ter família constituída com no mínimo dois integrantes, não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Também é necessário comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos. As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.