Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Igeprev convoca beneficiários com documentos pendentes no censo

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
01/02/2022 15h18

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará publicou, na edição nº 34.850 do Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (1), a lista com os nomes dos beneficiários que constam com documentos pendentes no censo previdenciário. A relação está disponível no site igeprev.pa.gov.br.

O prazo para a entrega dos documentos termina no dia 8 de março. A partir dessa data, o pagamento do benefício será suspenso por 90 dias corridos (ou seja, até o dia 6 de junho de 2022). Caso não haja comparecimento do titular, de representante legal ou procurador após 6 de junho, o benefício será cancelado.

Beneficiários que precisam apenas sanar pendências documentais não precisam reagendar atendimento.

Comparecer ao censo é obrigatório a todos os aposentados e pensionistas do regime próprio do Pará, que tiveram o benefício concedido após novembro de 2020. "Nós temos como imposição de lei o recadastramento de todos os beneficiários. Precisamos atualizar os cadastros para termos segurança de que todos os benefícios que o Instituto paga estão sendo destinados a quem de direito", pontua Giussepp Mendes, presidente do Igeprev.

O recenseamento, que foi iniciado em novembro de 2020, tinha data de conclusão marcada para o dia 8 de dezembro de 2021. Contudo, foi prorrogado até março de 2022 devido à quantidade de beneficiários ausentes.

Ausências

Até esta segunda-feira (31), 34.014 beneficiários já haviam comparecido ao censo previdenciário. Por outro lado, 12.041 segurados ainda continuam ausentes.

A maioria dos faltantes reside na Região Metropolitana de Belém (8.444). No nordeste do Pará, 1.678 aposentados e pensionistas ainda não vieram ao censo. Nos municípios do sul e sudeste do Pará, 722 segurados estão com pendência na atualização cadastral, além de 511 beneficiários da Região do Tocantins, 192 do Marajó e 494 da região oeste.

Passo a passo para quem ainda está ausente no censo

Para comparecer ao censo, o beneficiário deve agendar o atendimento no site igeprev.pa.gov.br. No dia e hora marcados, deve vir à sede (na avenida Alcindo Cacela, 1962, bairro Nazaré), com a documentação indicada no site.

Texto: Augusto Rodrigues (Ascom Igeprev)