Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Estoques de sangue do Hemopa ganham reforço com a ajuda da Polícia Militar 

Todas as unidades do Hemocentro no Pará receberam efetivo, em janeiro, para concretizar este ato solidário

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
01/02/2022 11h58

Praças fazem doação na cidade de Monte AlegreO mês de janeiro foi bem difícil para a Fundação Hemopa quanto à captação de voluntários para a doação de sangue. As ocorrências de gripe, a nova variante da Covid-19 e o clima chuvoso foram fatores que impactaram negativamente na doação de sangue por parte dos voluntários. 

Mas a esperança chegou com a iniciativa da Polícia Militar do Pará, que mobilizou os alunos policiais do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e Curso de Formação de Praças (CFP) que foram admitidos pelo Governo do Estado, em janeiro.

Todas as unidades do Hemopa no Pará receberam efetivo para concretizar este ato solidário. Em Belém, além da demanda atendida na sede, na Batista Campos, o Hemopa realizou campanha no Centro de Aperfeiçoamento de Praças, no bairro do Marco. No total, mais de 200 policiais e alunos compareceram. Nessa ação, 155 bolsas de sangue foram coletadas. 

Alunos da PM reunidos em Castanhal“A Polícia Militar é sempre uma grande parceira da Fundação Hemopa. E esta mobilização dos alunos foi providencial num momento tão complicado para a Hemorrede. O sangue não pode faltar para os hospitais e os pacientes que precisam de transfusões, diariamente. A PM teve a sensibilidade de atender ao nosso pedido de ajuda por saber desta necessidade real”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

O Hemocentro de Santarém recebeu 90 alunos na unidade e ainda foi até o município vizinho de Monte Alegre para atender mais uma turma com 45 alunos policiais.

“A gente vê que o Hemopa desenvolve um papel essencial para a nossa sociedade. Então, esse trote solidário faz com que o aluno policial que já está incorporando, crie esse senso de humanidade e transmita aos seus familiares a importância dessa doação", disse o capitão Leonardo Dutra, subcomandante do 18° Batalhão Gurupatuba de Monte Alegre. 

Em Belém, unidade móvel recebeu grande número de oficiais e praças para doação voluntáriaEm Marabá, durante dois dias de campanha foram registrados 133 comparecimentos de alunos policiais. Em Castanhal, o registro foi de 84 comparecimentos, 68 puderam fazer as doações e, 16 estavam inaptos. 

A equipe do Hemopa de Redenção fez uma palestra no quartel local, mostrando a importância da doação de sangue e medula óssea. Na ocasião os alunos puderam sanar suas dúvidas e curiosidades. Após essa etapa de sensibilização, mais de 74 alunos policiais compareceram à unidade para a doação de sangue e cadastro do Redome.

“O excelente treinamento e disciplina da Polícia Militar proporcionou uma campanha tranquila e segura. A corporação dos Bombeiros da cidade contribui montando tendas para o maior conforto e distanciamento social. Através de várias parcerias, o Hemopa de Redenção está conseguindo atravessar esses momentos de pandemia garantindo que não falte sangue para a região sul do Pará. A solidariedade surge de várias formas”, ressaltou a farmacêutica Silvia Cristina, do Hemopa Redenção.