Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Estado marca aniversário de Castanhal com Títulos de propriedade e Cheques do "Sua Casa"

Por Governo do Pará (SECOM)
28/01/2022 16h09

Avançando a política habitacional na cidade de Castanhal, o governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 28 de janeiro, 241 títulos de propriedade com registro em cartório, para famílias moradoras do bairro Jaderlândia. Durante a solenidade, que marcou o aniversário da cidade, o governador Helder Barbalho também entregou 277 cheques do programa Sua Casa para famílias em situação de vulnerabilidade social.

"Estamos trazendo benefícios Habitacionais do Sua Casa e títulos de Terra para Castanhal, além de convênios e parcerias com o município. Ações que certamente fazem com que Castanhal possa crescer cada vez mais e fazendo com que o município possa festejar essa data com o seu povo", destacou Helder Barbalho.

Títulos

A entrega de títulos de propriedade faz parte do projeto de regularização fundiária na área do Jaderlândia, um dos pontos focais de regularização urbana no Pará. O núcleo tem uma área de 1.604.748,29 m². Para facilitar e organizar a execução das ações em campo, a poligonal onde os trabalhos se concentram foi dividida em 10 setores. Essa é a quarta vez que a COHAB realiza entregas de títulos registrados para os moradores do Jaderlândia.

"Hoje o governador presenteia a cidade com 277 famílias com o Sua Casa e as 241 famílias com o título de propriedade. A Cohab benefíciou de 2021 até hoje 1.820 famílias de Castanhal, sendo 1.081 do Jaderlândia com títulos e 739 famílias com o Sua Casa. Todo essa ação resulta em benefícios para a população que tanto esperou que chegasse o cheque ou o título", contabilizou Orlando Reis, presidente da Cohab

O projeto de regularização foi desenvolvido pela Cohab e encaminhado para aprovação e emissão da Certidão de Regularização Fundiária pela Prefeitura Municipal de Castanhal. Em seguida, toda a documentação foi encaminhada ao cartório para registro da cidade, em que os títulos foram registrados no nome dos beneficiários. As equipes vão dar continuidade às análises dos demais setores para que, em breve, novas entregas sejam realizadas. 

Luana LimaA moradora Maria de Fátima Ferreira Ramos, de 67 anos, contou como ficou feliz de receber o documento: "Eu tanto esperei esse momento e agora estou feliz de poder dizer que a casa é minha", festejou.

Sua Casa

Uma das principais ações realizadas durante o dia de hoje foi a entrega do "Sua Casa*,  que tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e pagamento dos trabalhadores empregados em obras de construção, reconstrução e adaptação de moradias.

A moradora Elana Silva foi uma das beneficiadas na ação de hoje. A jovem destacou como essa ajuda vai auxiliar na realização de um sonho. "Eu sonho a minha casa com mais conforto e mais qualidade. Eu agradeço muito o seu Helder por esse tão sonhado cheque que vai me ajudar com a casa".

O valor concedido pode ser de até R$ 21 mil. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde 2019, garantindo melhorias aos imóveis e gerando renda para trabalhadores da construção civil.