Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Governo do Pará celebra 90 anos de Castanhal com avanços em grandes empreendimentos

Investimentos vêm sendo feitos em diversos setores de grande importância para os castanhalenses, como saúde, previdência, obras públicas e cultura

Por Giovanna Abreu (SECOM)
28/01/2022 12h42

O município de Castanhal, no nordeste paraense, que é um dos principais polos de desenvolvimento de grandes empreendimentos no estado, completa, nesta sexta-feira (28), 90 anos. Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado intensifica investimentos em obras de pavimentação e urbanização, firma convênios e presta serviços para garantir a melhoria da qualidade de vida da população local. 

A entrega do Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), com atendimentos ambulatoriais, consultas médicas especializadas, internação hospitalar, além do serviço de apoio diagnóstico com exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos, é um exemplo deste esforço. A unidade atua para ser referência em Oncologia e Ortopedia, inclusive, na oferta de cirurgias de alta complexidade para os moradores da região. 

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, ressalta também a entrega das obras de pavimentação e urbanização da nova Avenida Brasil, a presença do "Programa Asfalto Por Todo o Pará", responsável por 16 km de novo asfalto em 27 vias do município, além da reforma da Feira da Ceasa, que segue em andamento, com mais de 60% da obra concluída. 

“Temos a perspectiva, de ainda este ano, iniciar uma importante obra para toda a região do Guamá, que é a construção do Centro de Convenção de Castanhal, que deve concentrar diversas atividades culturais, folclóricas, intelectuais para o desenvolvimento regional. A ideia é que até o final do ano que vem, a obra esteja plenamente concluída. E aproveito para parabenizar todos os castanhalenses que nasceram ou escolheram este município para viver, ele que é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, pontua Ruy Cabral. 

Em dezembro de 2021, importantes convênios foram firmados entre o Estado e a Prefeitura de Castanhal para viabilizar obras de infraestrutura urbana, como para a revitalização e ampliação da praça de eventos do bairro Jaderlândia e para a construção da nova Praça do Propira. O Estado também vai garantir o investimento de R$ 6,8 milhões para obras de pavimentação em vias urbanas do bairro Santa Catarina e a reconstrução de mais de 10 km de uma vicinal no trecho entre a PA-136 e a vila de Macapazinho.

Aveni9da BrasilMais obras

Ainda em dezembro do ano passado, o Governo inaugurou a nova agência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) em Castanhal, que funciona como um polo para atendimento aos segurados das Regiões de Integração Rio Guamá e Rio Caeté, e a Unidade Regional de Castanhal da Polícia Científica do Estado, que atende 47 municípios da região nordeste paraense.

Sedeme

Entre as principais ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) em Castanhal está a autorização das obras de implantação de sistemas de energia elétrica para as três agrovilas pertencentes ao município, um investimento de R$ 1,6 milhão que irá garantir energia de qualidade e beneficiar a atividade produtiva dessas comunidades, com a disponibilização das redes bifásica e trifásica.

“Castanhal é um município muito importante para nós, principalmente pelo seu forte protagonismo na região como um polo de grandes empreendimentos que contribuem de forma significativa com a nossa economia. Contamos com parcerias consolidadas com indústrias do município, como com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), para o desenvolvimento de projetos de incentivo à bioeconomia no estado, além de um trabalho contínuo de aproximação de outros empreendimentos de forte impacto, por meio do programa ‘Na Fábrica’, que apoia cadeias produtivas da região”, destaca José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme. 

Município

Por meio de um decreto-lei, assinado pelo interventor federal do Pará, Magalhães Barata, a Vila de Castanhal se transformou em município em 28 de janeiro de 1932. Distante 68 km da capital, registra população de mais de 205 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).