Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

HRPC adere à campanha Janeiro Branco e inaugura o "Cantinho da Leitura"

Ações têm como alvo usuários, acompanhantes e colaboradores e chamam a atenção para a importância da prevenção ao adoecimento emocional

Por Luana Laboissiere (SECOM)
28/01/2022 13h18

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, aderiu à campanha Janeiro Branco, mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental. Algumas ações de educação em saúde foram realizadas, neste período, na unidade hospitalar, a fim de despertar nos usuários, acompanhantes e colaboradores sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

Para tanto, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) arrecadou livros doados pelos colegas de trabalho e instalou o “Cantinho da Leitura”, que estará à disposição, permanentemente, de usuários e acompanhantes, como forma de incentivo a leitura e o relaxamento, nas horas vagas.

A jovem Maria Ferreira, 19 anos, da cidade de Capitão Poço, é acompanhante de uma amiga que está internada. Ela pegou um livro para ler e falou sobre a importância da iniciativa. “É muita boa a ideia de vocês, até porque às vezes, estamos entediados, sem nada para fazer, aí venho aqui e leio um livro e abro a mente.”

A ações do Janeiro Branco também envolveu os colaboradores do HRPC. As psicólogas da unidade realizam dinâmicas nos setores da unidade hospitalar, a fim de saber como eles lidam com as emoções do dia a dia. A dinâmica contou com a entrega de plaquinhas que descreviam a emoção e como eles falavam sobre esse sentimento.

Em seguida, a psicóloga repassava orientações de como devemos usar estes sentimentos a nosso favor na vida pessoal e no trabalho. A psicóloga Amanda Monteiro, que faz parte do GTH, enfatizou a importância dessas ações que hospital vem realizando para a saúde mental do usuário e colaborador.

“Durante o mês de janeiro, pudemos abordar questões relacionadas à saúde mental e emocional dos nossos colaboradores. Dessa maneira, promovemos uma conscientização acerca da campanha, que tem como principal objetivo a promoção e conscientização da prevenção ao adoecimento emocional. Durante o mês também inauguramos o Cantinho da Leitura, que foi um projeto pensado para que nossos pacientes e acompanhantes pudessem desenvolver suas habilidades pela leitura e a redução do sofrimento psíquico que o ambiente hospitalar pode acarretar”, concluiu.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS. Funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/Ascom HRPC