Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Sespa realizará ações voltadas para a campanha “Janeiro Branco”

A programação deste sábado (29) terá o momento “Vivências em Grupo e Orientações Terapêuticas”, sob a coordenação do Espaço Terapêutico Moiras e, na sequência, aulão de dança com aprofessora de Educação Física

Por Mozart Lira (SESPA)
28/01/2022 10h12

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza neste sábado (29), na praça Batista Campos, em Belém, ação alusiva à campanha “Janeiro Branco”, cujo tema “Cuidar da mente é cuidar da vida” tem como objetivo fortalecer as garantias por condições para que todo ser humano tenha acesso àquilo que protege e fortalece sua saúde mental.

Organizada pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo da Sespa e com apoio da Frente Parlamentar para o Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa do Pará, a programação na praça abordará a compreensão sobre a saúde mental, a empatia pelo outro, o bem-estar físico e mental e a associação desses elementos à cor branca, como uma página que pode ser colorizada livremente.

Ainda nesse aspecto, o Janeiro Branco comporta também a reflexão sobre a saúde mental de crianças, adolescentes e adultos no espectro autista.

"As condições de saúde mental concomitantes são mais prevalentes na população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do que na população em geral, como transtornos ansiosos e obsessivos e a depressão. Isso nos demanda um olhar mais atento enquanto gestores de políticas públicas”, analisa Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo da Sespa, ao lembrar que o evento também é voltado aos cuidadores, familiares e responsáveis por pessoas que demandam cuidados especiais. 

Nayara é quem iniciará a programação de sábado na praça, com o apoio da equipe da Coordenação de Saúde Mental da Sespa, que abordará o tema junto aos presentes, seguido de panfletagem sobre o tema a quem tiver em visita no ambiente.

“Nesse sentido, o Governo do Estado se faz mais presente na orientação às famílias para que estejam mais conscientes e comprometidas com a boa saúde mental de seus filhos, e no aperfeiçoamento de políticas públicas que agreguem profissionais da saúde com um olhar humanizado, lembrando sempre que uma avaliação cuidadosa da saúde mental é um componente essencial nos cuidados com a pessoa com TEA”, observa Nayara. 

A programação deste sábado ainda terá o momento “Vivências em Grupo e Orientações Terapêuticas”, sob a coordenação do Espaço Terapêutico Moiras e, na sequência, aulão de dança com a professora de Educação Física, Vania Vitty, além de orientações relacionadas à saúde mental, envolvendo a participação de grupos e associações que atuam na área do Autismo.

Serviço: As atividades alusivas à campanha “Janeiro Branco” ocorrem neste sábado (29), na praça Batista Campos, de 8h30 às 11 horas.