Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVALIAÇÃO

Em Altamira, Seel faz visita técnica para a 11° Jogos Abertos do Pará

A cidade que faz parte da Regional Xingu/Tapajós, dos Jogos Abertos do Pará (JOAPA), irá receber pela primeira vez o evento esportivo

Por Luana Laboissiere (SECOM)
27/01/2022 11h18

Ginásios esportivos, quadras polivalentes e escolas foram os locais inspecionados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), no município de Altamira, nos últimos dias 25 e 26. A cidade que faz parte da Regional Xingu/Tapajós, dos Jogos Abertos do Pará, o JOAPA, irá receber pela primeira vez o evento esportivo.

Foi apresentado ao município o caderno de encargos, bem como os principais ajustes que a cidade deve se adequar para receber os 16 municípios que fazem parte desta regional, que é Altamira, Aveiro, Anapú, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilância, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Trairão.

“A visita foi muito proveitosa por ser uma cidade que dispõe de toda a infraestrutura necessária para receber a regional dos jogos abertos do Pará. No local, foi possível observar que a cidade vai conseguir agregar todos os municípios e todas as delegações, não só na parte esportiva, mas também para alojamento dos atletas. E, é a primeira vez que a cidade vai receber os jogos”, frisa Kátia Rocha, diretora de Esporte e Lazer.

Na ocasião, a equipe foi formada pela diretora e técnica de Esporte e Lazer, Kátia Rocha, bem como os técnicos Odailson Conceição e Jesus dos Santos, que se reuniram com o secretário de Esporte municipal, Weber Andrade, e o chefe de gabinete, Wangner Cruz.

“É com muita alegria que a gente recebe a Seel, estamos felizes de ver a importância do esporte para essa região. É histórico aqui na região de Altamira ser sede, a muito tempo os atletas vem pedindo. Nosso objetivo é acionar as equipes dos municípios daqui de perto e estamos caminhando para que seja um evento de muito sucesso”, disse Weber Andrade, secretário de esporte de Altamira.

“A expectativa é a melhor possível para o nosso município, vai ser algo histórico, porque é a primeira vez que há essa possibilidade de estar sediando o Jogos Abertos. Então, estamos de braços abertos e muito felizes por estar recebendo essa equipe. Sabemos que vai ser importante não apenas para os atletas, mas para a comunidade”, disse Wangner Cruz, chefe de gabinete do município.  

 

Jogos Abertos do Pará

O Projeto Jogos Abertos do Pará teve início no ano de 2005, com o objetivo de promover a interiorização das ações do Governo do Estado como forma de democratização das ações da Secretaria. Além disso, massificar o esporte amador nos municípios paraenses descentralizando as atividades e eventos, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, valorizando a identidade local, contribuindo com a cultura de paz e o convívio comunitário, assegurando, assim, à população paraense, o direito de vivenciar e participar deste grande evento esportivo, ampliando desta forma o acesso ao esporte e ao lazer. 

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seel