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Metropolitano consolida protagonismo na assistência às vítimas de queimaduras

Localizada em Ananindeua, unidade passou por modernização no seu parque tecnológico

Por Luana Laboissiere (SECOM)
26/01/2022 18h05

Profissionais dedicam cuidados especiais a queimadosEm um ano ainda marcado pela pandemia da Covid-19, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, realizou mais de 550 mil atendimentos e se manteve protagonista no apoio a vítimas de queimaduras no Norte do Brasil. 

Focada cada vez mais em oferecer uma assistência humanizada, a unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, atuou em vários momentos para auxiliar e reestabelecer a saúde de quem mais precisa. 

A comprovação disso foi a ação integrada realizada pelo Hospital Metropolitano e Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) para prestar atendimento às vítimas de uma explosão ocorrida em Chaves, no Marajó, interior do Pará. 

O HMUE, único hospital público que possui um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) no Pará, encaminhou imediatamente insumos, além de uma enfermeira especialista em queimados, para auxiliar no pronto atendimento das vítimas até que chegassem ao hospital, localizado na Região Metropolitana de Belém.   

Balanço

Ao longo de 2021, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência realizou, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 550 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias, consultas e exames, entre outros. Somente paciente vítimas de queimaduras, de diferentes complexidades, foram 529 pessoas. 

“O nosso esforço é estar sempre à frente do cuidar e salvar vidas. Essa é a nossa missão e, quando mais essas pessoas precisaram, o Hospital Metropolitano esteve presente para auxiliar da melhor forma”, diz a diretora hospitalar do HMUE, Alba Muniz. 

Ações

Dado os altos números de atendimentos e internações de adultos e crianças vítimas de queimaduras decorrentes de acidentes com fogo ou descarga elétrica, por exemplo, o Hospital Metropolitano agiu para informar e conscientizar, de forma clara e objetiva, as pessoas sobre os meios de prevenção desses acidentes. 

Paciente oriundo de Chaves recebe atendimento no HMUEEm novembro, a unidade lançou o e-book “Xô Queimaduras”, que está disponível para download gratuitamente na internet (link para baixar: https://bit.ly/xoqueimadura). Além disso, diversas estratégias que facilitaram os processos internos e agiram diretamente para a positiva trajetória do paciente dentro da unidade foram realizadas. 

“Vivenciamos um ano ainda muito marcado pela pandemia da Covid-19, mas sem deixar os nossos pacientes desassistidos durante o período em que precisaram estar no hospital. Criamos estratégias, inclusive de proteção contra a doença, com informativos e campanhas que contribuíram para que saíssemos vitoriosos”, afirma Alba. 

Entre as outras ações pensadas e fortalecidas para agregar mais segurança no dia a dia dos profissionais de saúde e dos pacientes internados no HMUE, está o projeto “Vidas que Importam”, para oferecer auxílio rápido e gratuito aos profissionais que apresentassem quadros de Covid-19. 

Ainda no fim de 2021, com a chegada de um novo surto de gripe em todo o país, o projeto foi ampliado e passou a receber funcionários acometidos com H3N2, fator que representa um salto frente ao cuidado. 

“Com essas estratégias focadas nos pacientes, vítimas de queimaduras, acidentes de trânsito, Covid-19 e outras circunstâncias, muitas vidas foram salvas. Esse é o compromisso da Pró-Saúde quanto à qualidade do serviço, que é reconhecido nacionalmente”, conclui a diretora Alba. 

Qualidade na assistência 

Em 2021, o Hospital Metropolitano passou por uma importante modernização no seu parque tecnológico de diagnóstico por imagem, com a instalação de dois tomógrafos e um equipamento de ressonância magnética, entregues pela Sespa. Os três aparelhos contam com tecnologia de ponta, permitindo a realização de exames mais precisos e garantindo a qualidade dos atendimentos e serviços prestados à população. 

A unidade inovou ainda ao criar um setor específico para gerenciar ações relacionadas ao meio ambiente. Aliado com áreas de humanização, projetos sociais e assistência, o Setor de Sustentabilidade realiza atividades focadas em oferecer experiências aos acompanhantes, pacientes e colaboradores. 

Outros destaques são o retorno das atividades de captação de órgãos pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e a atuação da unidade em relação à conscientização sobre os cuidados no trânsito, coma realização de diversas ações e campanhas sobre o tema. 

Considerando os avanços conquistados e o amadurecimento da gestão, em 2021, o Hospital Metropolitano conquistou ainda a recertificação ONA 2 Acreditado Pleno, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade sem-fins lucrativos integrada à uma rede mundial que analisa a qualidade dos hospitais. 

“Podemos afirmar que a qualidade das entregas do que é oferecido aos pacientes é o que norteia todo o trabalho desenvolvido no HMUE. Muitas vidas foram salvas e este é o nosso maior motivo de comemoração”, destaca a gerente de Qualidade do Hospital Metropolitano, Viviane Lesses. 

Texto: Alberto Dergan/Ascom HMUE