Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Posto de testagem para Covid-19 da Escola de Educação Física abre nesta quarta-feira

O horário de atendimento é de 9h às 12h, com distribuição de 200 senhas. Para fazer a testagem é necessário apresentar RG, CPF e carteira de vacinação

Por Luana Laboissiere (SECOM)
26/01/2022 14h03

Grupo de pessoas aguardava a vez para Testagem contra o coronavírus na Escola de Educação Física, nesta quarta-feira (26)A Escola de Educação Física, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém, organizou um ponto de testagem de Covid-19 no ginásio do Campus, entre 26 e 28 de janeiro.

Aberto para o público em geral da cidade, com a entrega de 200 senhas, o horário de atendimento é de 9h às 12h. Para fazer a testagem é necessário apresentar RG, CPF e carteira de vacinação. A ação contou com a participação do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora, Ilma Pastana, e da vice-diretora do CCBS, Simone Beverly, além de docentes e discentes voluntários no processo de testagem da população.

Para o reitor da instituição, a ação é mais uma parceria que a Universidade faz pensando em prol da comunidade paraense. “Hoje iniciamos o primeiro dia deste novo posto de testagem aqui na Escola de Educação Física e o nosso objetivo é oferecer nosso apoio às ações e campanhas de saúde para população, seja no âmbito municipal com a Sesma ou, como anteriormente, no âmbito estadual junto a Sespa”, afirmou.

A criação do posto de testagem na Escola de Educação Física faz parte da abertura de novos centros, em função do aumento crescente de infectados pela Covid-19. A testagem rápida por meio do teste antígeno é um exame para detecção do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19 desde os primeiros dias de infecção e a metodologia do teste incide na coleta de secreções nasais possibilitando a detectação com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade e não é necessária solicitação médica para a realização do exame. O resultado é entregue em torno de 20 a 30 minutos.

População a ser testada entrega documentos para triagemSegundo a representante da Sesma e docente na Uepa, Lidiane Vasconcelos, o processo de testagem é muito importante para a criação de novas estratégias: “A nossa organização é para acelerar o máximo possível o atendimento, assim como, também, fazer com que o máximo de pessoas possíveis, no período que tivermos com o posto de testagem aberto aqui no ginásio da Escola de Educação Física, possam fazer o teste, pois assim poderão ser preparada ações de combate a Covid-19”, comentou.

Para a dona de casa Adriana Menezes, a implementação de um ponto de testagem na Escola de Educação Física é uma forma de acelerar o processo de testes com população paraense. “Eu moro aqui perto e assim que soube, vim para fila bem cedo pegar a senha e agora com o resultado do teste positivo em mãos eu vou entrar em processo de isolamento para não espalhar o vírus pela rua e nem entre a minha família”, disse. Pessoas assintomáticas, que tiveram contato direto com casos confirmados de Covid-19, devem permanecer em observação e reforçar as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em todos os ambientes.

Segundo a voluntária do segundo semestre do curso de Saúde Coletiva, Raissa da Costa, o trabalho na linha de frente está sendo um grande aprendizado para os alunos, além de uma experiência única. “Aprender a lidar com o público é bem emocionante, pois estou aprendendo muito em relação a como acolher melhor o paciente”, ponderou.

Serviço

Posto de Testagem de Covid-19

Período: até 28 de janeiro

Local: Ginásio do Campus III - Escola de Educação Física da Uepa

Endereço: Av. João Paulo II, 817 - Marco, Belém - PA, 66095-490

Horário: 9h às 12h

Documentos necessários: RG, CPF e carteira de vacinação.


Texto: Daniel Leite Jr/Ascom Uepa