Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EFICIÊNCIA

Graesp entrega testes para diagnóstico de Covid-19 em Altamira e Cametá

A parceria Sespa e Segup garante a rapidez necessária à distribuição de testes, que serão usados no mutirão de testagem desta quarta-feira, e de vacinas contra a Covid

Por Walena Lopes (SEGUP)
25/01/2022 18h48

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), iniciou na tarde desta terça-feira (25) para mais uma missão de combate ao novo coronavírus. Por meio de uma ação integrada com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram deslocados para os Centros Regionais de Saúde mais de 16 mil testes de antígeno, que serão usados no mutirão de testagem para Covid-19, a partir desta quarta-feira (26), em municípios do interior.

O avião Caravan que integra a frota de aeronaves do Grupamento foi mobilizado para percorrer a rota entre os municípios de Altamira, no Oeste, e Cametá, no Baixo Tocantins, transportando os malotes com os testes que serão entregues nas sedes dos 10ª e 13ª Centro Regionais de Saúde, localizados nestes municípios.O Graesp é fundamental na logística de distribuição das vacinas e dos testes para Covid

Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, essa é mais uma ação que visa atender, de forma rápida, a meta de testagem em massa estabelecida pelo governo do Estado. O objetivo é examinar cerca de 20 mil pessoas até o próximo domingo (30).

“O Graesp vem atuando na logística da distribuição, desta vez dos testes para serem aplicados na população que mora no interior do Estado, cumprindo assim com a determinação do governo de ampliar, o máximo possível, a testagem, para que possamos combater a Covid-19. O Grupamento já fez, por várias vezes ao longo do último ano, a distribuição das vacinas para que pudéssemos abastecer em menos de 24 horas todos os municípios com os imunizantes, e agora seguimos com o planejamento para aplicação da testagem nas pessoas que apresentarem os sintomas, e assim controlar a proliferação do vírus”, reiterou Ualame Machado.

Logística – Os malotes transportados pelo Graesp foram entregues na sede do 10º Centro Regional de Saúde, em Altamira, para atender os municípios de Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, e ainda na sede do 13º Centro Regional, localizado em Cametá, de onde serão distribuídos aos municípios de Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará. 

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o apoio do Graesp tem sido fundamental para o combate à pandemia de Covid-19 desde seu início, em 2020. “Para um estado de dimensões continentais como o nosso, contar com a agilidade das aeronaves do Graesp tem garantido a distribuição de vacinas, testes e insumos com rapidez e segurança a todos os cantos do Pará. Só temos a agradecer por essa parceria”, ressaltou o titular da Sespa.