Hospital Geral de Tailândia ultrapassa 340 mil atendimentos especializados em 2021

A unidade da rede pública estadual de saúde também oferece à população de vários municípios atendimento em Urgência e Emergência, e maternidade

25/01/2022 18h23 - Atualizada em 26/01/2022 00h17

O Hospital Geral de Tailândia realizou mais de 340 mil atendimentos em várias especialidades em 2021Com assistência de baixa e média complexidade, em regime de livre demanda, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região Sudeste, garantiu quase 340 mil atendimentos especializados em 2021, que resultaram em 85% de satisfação dos usuários. A unidade hospitalar registrou, ainda, em Urgência e Emergência, mais de 56 mil atendimentos, enquanto na maternidade o número de partos ultrapassou 1.600, entre naturais e cesáreas.

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital tem capacidade instalada para quase 300 mil usuários dos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia do Pará e Tomé-Açu, podendo oferecer à população mais de 32 mil atendimentos ao mês.

O diretor Jefferson Abreu ressalta o empenho e a dedicação dos profissionaisO diretor Técnico do HGT, Jefferson Abreu, ressaltou o empenho e a dedicação da equipe profissional em manter o atendimento de qualidade e humanizado aos usuários, especialmente diante do aumento de casos de pessoas com sintomas gripais, desde dezembro passado, o que está lotando o setor de Urgência e Emergência.

Segundo Jefferson Abreu, “em 2021 cerca de 60 mil pessoas foram atendidas no Pronto Atendimento. O mês de dezembro, por exemplo, foi o responsável pela maior demanda, somando 7.026 atendimentos. Em um único dia, 436 pessoas foram atendidas. A maioria dos casos é de síndromes gripais, não demandando internação”.

O paciente Jairo França aprova o atendimento no HGT Satisfação do usuário - O servidor público municipal Jairo Alley da Costa França, 35 anos, necessitou de atendimento no Pronto Atendimento na madrugada de domingo (23), após sofrer um acidente de motocicleta. Apresentando fortes dores abdominais em razão do trauma, ele passou por uma laparotomia exploradora. “Tive um atendimento muito bom e rápido na Urgência/Emergência do HGT. Ainda no domingo, passei por procedimento cirúrgico e permaneço em atendimento para minha recuperação plena. Estou muito satisfeito com a assistência oferecida. Medicação na hora e muita atenção dispensada pela equipe de profissionais”, contou o paciente.

Ainda segundo Jefferson Abreu, a realização de 284.432 exames (internos e externos) evidencia os esforços do governo do Estado em manter a estrutura hospitalar com atendimento para as principais demandas dos usuários da região, incluindo exames laboratoriais, raios X e de imagem.

Entre os serviços mais relevantes oferecidos pelo HGT ano passado, destacam-se: 6.571 atendimentos ambulatoriais; 4.013 internações; 1.908 cirurgias; 284.432 exames gerais; 56.919 urgência e emergência; 496 atendimentos transfusionais; 1.636 partos (normais e cesáreas); 4.298 atendimentos no Serviço Social; 1.843 sessões de fonoaudiologia e 13.402 sessões de fisioterapia.

Sustentabilidade – O Hospital ganhou ainda o Selo Ouro, concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa, por cinco anos consecutivos, sendo o último em 2021.

Com o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, a unidade ganha reconhecimento no controle da qualidade dos exames realizados na instituição.

Pelo quinto ano consecutivo, a equipe do HGT conquistou também o reconhecimento da cozinha do HGT pelo constante aprimoramento do padrão de qualidade em benefício de usuários, na região e seu ambiente social, baseado na alimentação saudável servida aos funcionários, usuários e acompanhantes, além da ambientação natural e sustentabilidade. A certificação é concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente. O HGT é referência em atendimento para vários municípios da região

O atendimento é garantido por uma equipe multiprofissional nas especialidades clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologista e cardiologia. Com uma área de 4.300 metros quadrados, o Hospital oferece apoio diagnóstico com radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, eletrocardiografia e laboratório de análises clínicas. Com 51 leitos, o HGT possui ainda a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), com 10 leitos, sendo seis adultos e quatro pediátricos.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT pela Central de Regulação Municipal. Os casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Por Vera Rojas (HEMOPA)