Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO BAIXO AMAZONAS

Obras do Terminal Hidroviário de Monte Alegre entram na reta final

Novo porto vai beneficiar cerca de 60 mil habitantes da região

Por Bruno Magno (SEOP)
25/01/2022 16h06

As obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas Monte Alegre, no Baixo Amazonas, executadas pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entraram na reta final . O novo porto, que deve ser entregue em fevereiro deste ano, vai beneficiar cerca de 60 mil habitantes da região.

"A rampa articulada e o flutuante já estão instaladas no Terminal Hidroviário de Monte Alegre. Agora vamos colocar o piso e telhado da rampa articulada, assim como do flutuante, também vamos concretar o flutuante. Enfim, vamos finalizar os últimos acabamentos para entregar a obra em fevereiro. O terminal de Monte Alegre é estratégico para região do Baixo Amazonas e vai se juntar aos outros sete portos já entregues pelo Governo do Estado", frisa Abraão Benassuly, presidente da CPH. 

A obra é realizada de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil. Com a reconstrução e adequação, o porto ganhará sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens.

O Terminal também contará com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.  

Localizado às margens do rio Gurupatuba, o terminal hidroviário de Monte Alegre recebe embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para Belém, Santarém, Almeirim, Prainha e Macapá, no Amapá. 

O município de Monte Alegre tem mais de 60 mil habitantes e é o maior produtor de limão Taiti do Pará, com 95% dos agricultores familiares envolvidos nessa atividade. A fruta é, hoje, o carro-chefe da economia da cidade, cujo escoamento de produção será potencializado com a entrega do porto. 

 

 Integração

O Terminal Hidroviário de Passageiros de Monte Alegre vai ajudar na integração do modal hidroviário paraense, e se juntar aos terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará (distrito de Santarém) e Óbidos, já entregues no Baixo Amazonas pela CPH. Em breve, a Companhia vai entregar o Terminal Hidroviário de Santarém, já considerado o mais moderno do Brasil, consolidando assim o projeto fluvial na região.