Parceria entre Emater e Incra beneficiará mais de 3 mil famílias assentadas no sudeste do Pará

O objetivo é assegurar a promoção da produção rural sustentável, agregação de valor, geração de renda, organização social, diversificação agropecuária, inclusão social e manejo sustentável dos recursos naturais

25/01/2022 09h45 - Atualizada em 25/01/2022 09h56

Um Termo de Cooperação Técnica deverá ser assinado, no início de fevereiro, entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para assegurar o atendimento a mais de 3 mil famílias em 86 Projetos de Assentamento localizados em 20 municípios da região sudeste do Pará. Em reunião no último dia 20, em Marabá, o presidente da Emater, Rosival Possidônio, e o superintendente do Incra na região, Aveilton Souza, debateram a formalização da parceria. 

A continuidade da atuação vem sendo alinhada com o órgão federal responsável por esses territórios, como forma de fortalecer a atuação pública conjunta de atendimento a esse público. “Viemos a Marabá para tratar deste termo de cooperação com o superintendente do Incra, pois é necessária a formalização para as atividades da Emater, em especial com relação à emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (DAPS) em áreas de assentamento. A previsão é que até no início do próximo mês possamos assinar este documento”, disse Possidônio.  

Participaram da reunião o supervisor regional da Emater em Marabá, Aguiberto Rodrigues, e o assessor da presidência, Glauber Cunha. 

As ações são organizadas dentro do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), que é o instrumento de gestão das ações de ATER pública a serem desenvolvidas junto ao público-alvo, visando a promoção da produção rural sustentável, agregação de valor, geração de renda, organização social, diversificação agropecuária, inclusão social e manejo sustentável dos recursos naturais. 

Atuando no setor agropecuário estadual desde 1965, a Emater tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável através do conhecimento, tecnologia, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural. 

Texto: Paula Portilho / Ascom Emater

Por Luana Laboissiere (SECOM)