Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Covid-19: Estado começa a enviar ao interior insumos para mutirão de testagem

Os mais de 74 mil testes de antígenos são encaminhados pela Sespa aos Centros Regionais de Saúde, de onde devem ser retirados pelos municípios

Por Mozart Lira (SESPA)
25/01/2022 00h10

Centros Regionais de Saúde de várias regiões já estão recebendo do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 74.250 testes de antígeno, que serão usados no mutirão de testagens para Covid-19, a partir desta quarta-feira (26) em municípios do interior. Os testes são distribuídos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) para os Centros Regionais de Saúde responsáveis pelos municípios que já aderiram às novas estratégias de combate ao coronavírus, anunciadas na última sexta-feira (21) pelo governo do Estado.

As entregas, iniciadas nesta segunda-feira (24), prosseguem na terça (25). Parte dos testes seguirá para o interior em aeronaves do Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública), sobretudo para os 10ª e 13º Centros Regionais de Saúde. A logística é semelhante à posta em prática no envio das vacinas.A testagem garantida pelo governo do Estado é fundamental para reduzir a transmissão do vírus

Segundo Alberto Júnior, diretor do Laboratório Central, “a indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. O resultado do teste é disponibilizado de 15 a 20 minutos. Com isso, o Lacen pretende expandir o diagnóstico da Covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no Estado”.

No interior, as testagens serão organizadas pelas secretarias Municipais de Saúde. O mutirão se soma às demais estratégias do governo para combater a doença, como a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.

Detectar o vírus - O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, ressaltou que nesse momento da pandemia – quando o Pará vive uma terceira onda da doença - a testagem é uma das principais medidas para detectar o vírus e diminuir o ritmo da transmissão. Segundo ele, “o serviço vai apoiar os municípios, no sentido de acelerar o atendimento da população”. 

A testagem em massa em todas as regiões do Pará começará na quarta-feira (26), com a meta de examinar cerca de 20 mil pessoas até o próximo domingo (30). Para isso, o governo do Estado conta com o apoio de municípios e instituições de ensino de saúde. 

Serão divulgados os locais e horários das ações na Região Metropolitana de Belém. Nos municípios que já aderiram ao mutirão, a Sespa recomenda à  população que esteja atenta aos comunicados emitidos pelas secretarias municipais de Saúde. 

A lista dos Centros Regionais de Saúde (CRS) que retiraram os testes no Lacen, em Belém, já está disponível. Os municípios de abrangência devem buscar nesta terça-feira os testes nas sedes dos CRS.

Centros Regionais e municípios que já aderiram ao mutirão:

1º CRS: Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba;

4º CRS: Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuatuea e Viseu;

5º CRS: São Miguel do Guamá, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Santa Maria do Pará;

6º CRS: Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia;

7º CRS: Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista;

12º CRS: Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.