Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Sectet realiza aula inaugural de curso técnico na UsiPaz Icuí-Guajará

Outras turmas serão disponibilizadas em outros municípios paraenses como Mocajuba e Marituba, além da turma que será ofertada na Usina da Paz Cabanagem, em Belém.

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
19/01/2022 13h21

A aluna Helena Costa foi uma das primeiras pessoas a chegarem à Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, para a aula inaugural do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB), ofertado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Faculdade de Odontologia Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia foi realizada no teatro da Usina, no início da noite da última terça-feira (18).

Helena, 49 anos, trabalha em uma clínica de odontologia. Ela vai fazer o curso técnico para se qualificar e assim poder crescer profissionalmente. “Soube desse curso num grupo de trabalho. Proporcionar essa qualificação é uma ótima iniciativa do governo. É o primeiro curso gratuito desse tipo que eu tomei conhecimento. Outros são pagos e realizados durante o dia, o que nos impede de fazer porque precisamos trabalhar”, disse a aluna.

Ainda mais entusiasmada estava Edilza Alves, 40 anos, que já havia tentado fazer o curso por outra instituição, mas teve que desistir para cuidar do filho. “Estou muito feliz em ter conseguido a vaga. É uma oportunidade de ter um futuro melhor, pois temos que nos qualificar para o mercado de trabalho. Estou muito agradecida por poder estar aqui hoje”, declarou a aluna, que trabalha como serviços gerais e vê no curso a possibilidade de melhor colocação do mercado.

Transformação

O coordenador curso de Odontologia da UFPA, Erick Pedreira, destacou que a educação e a qualificação profissional são o caminho para o desenvolvimento do estado e para a transformação das pessoas. “Agradeço ao governador Helder Barbalho e ao secretário Carlos Maneschy pela sensibilidade em criar esse ambiente propício para a educação ao se associarem com a UFPA. Não há outro caminho para o desenvolvimento se não a educação. É somente por meio da educação que a gente consegue transformar a vida das pessoas”, ressaltou o coordenador.

Ele destacou que o curso ofertado na UsiPaz do Icuí-Guajará é um desdobramento do curso de Técnico em Saúde Bucal realizado em Belém, também em parceria entre Sectet e UFPA e que já está em fase de conclusão. Erick Pedreira informou ainda que outras turmas serão disponibilizadas em outros municípios paraenses como Mocajuba e Marituba, além da turma que será ofertada na Usina da Paz Cabanagem, em Belém.

Representando o titular da Sectet, o coordenador de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria, José Neto falou do compromisso do Governo do Estado em promover a formação e qualificação profissional das pessoas para enfrentar a crise econômica que o país vive. “Vivemos hoje uma crise sanitária e também econômica. Mais do que nunca as pessoas precisam estar qualificadas para ter uma oportunidade de emprego no competitivo mercado de trabalho. Então, agarrem essa oportunidade. Hoje vocês estão iniciando a transformação da vida de vocês”, disse José Neto dirigindo-se aos alunos.

Curso

A turma é formada por 40 pessoas moradoras de Ananindeua que foram selecionadas entre os cerca de 400 inscritos. Para a seleção foi feita análise dos documentos e entrevistas. O curso, de caráter teórico-prático, tem o objetivo de proporcionar a educação profissional em saúde bucal, no nível de habilitação profissional de Técnico de Saúde Bucal. 

A duração é de 18 meses e as aulas serão realizadas na UsiPaz Icuí-Guajará em semanas alternadas, no horário de 18h às 22h, de terça a sexta-feira. São 1.200 horas de carga horária, das quais 150 serão destinadas a estágios de aprendizagem orientados e supervisionados pela UFPA.

Também participaram da aula inaugural o gerente geral da UsiPaz Icuí-Guajará, Alex Melul, as professoras da Faculdade de Odontologia/UFPA, Anete Cartágenes e Leila Favacho, e a coordenadora administrativa do curso TSB, Suzete Matos.